Noticias

No âmbito da preparação da reestruturação da parceria com Moçambique, em vários sectores económicos a Vice-Ministra da Indústria e Comércio, Ludovina Bernardo recebeu em Audiência, o Director Regional do Banco Mundial para África Oriental e Austral, Asad Alam, responsável pelas áreas da prática Global de Crescimento equitativo, finanças e instituições que engloba as áreas de Macroeconomia, Finanças, Competitividade e Inovação, Governança e Pobreza e Equidade.

Ler mais

No âmbito das relações de cooperação entre a Rússia e Moçambique, o Ministro da Indústria e Comércio, Carlos Mesquita recebeu em audiência, o Vice Ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Mikhail Bogdanov, que é igualmente representante especial do Presidente da Rússia para o Médio Oriente e África.

Ler mais

No âmbito da promoção e pesquisa de mercados para produtos locais, a Direcção Provincial da Indústria e Comércio de Gaza, realizou, em Maputo, uma exposição de venda de bens e serviços, com o objectivo de divulgar e comercializar os produtos locais, aproximar os produtores locais a mercado de consumo de grande escala e criar oportunidades de estabelecimento de parcerias e contratos de fornecimento.

Ler mais

O Ministério da Indústria e comércio, através do Instituto Nacional de Normalização e Qualidade, Instituto Público (INNOQ, IP) realizou, em Maputo, o seminário alusivo à celebração do Dia Mundial da Normalização, que este ano se celebra sob o lema “Compartilhar uma visão de um mundo melhor - Normas para o alcance dos Objectivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS),”

Ler mais

Uma delegação moçambicana, chefiada pelo Ministro da Indústria e Comércio, Carlos Mesquita,  participa, de 12 a 15 de Outubro corrente, no Fórum Dubai-África, a decorrer em Dubai, Emiratos Arabes Unidos. A missão tem como objectivos, o reforço e incremento das relações políticas, económicas e comerciais com os Emirados Árabes Unidos; Divulgar as oportunidades e projectos de investimento do país; Mobilizar e atrair investidores para projectos de sectores económicos prioritários do país.

Ler mais

No âmbito  da monitoria do sector que dirige,  o  Ministro da Indústria e Comércio, Carlos Mesquita,  visitou, recentemente, unidades fabris para o acompanhamento da produção nacional na província de Maputo. Na ocasião, o dirigente desafiou aos gestores da Limak Cimentos a diversificar seus investimentos e expandi-los para zonas onde abundam matérias-primas, sobretudo nas regiões Norte e Centro do país.  “Nós desafiamos esta empresa a apostar na diversificação da sua acção em Moçambique e também explorar todo o território nacional. Em Cabo Delgado, por exemplo, podemos encontrar enormes reservas de calcário, que é a matéria-prima essencial para iniciar esta actividade. ” Referiu o ministro.  

Ler mais

O Ministério da Indústria e Comércio e a West International Holding Limited - WIH assinaram, recentemente, um Memorando de Entendimento para a viabilização de um pacote de projectos de investimento a serem implementados por esta empresa de origem chinesa no país.

O Memorando de entendimento abrange, em geral, actividades concorrentes à implantação em Moçambique de uma indústria de cimentos e clínquer, indústria de geração de energia eléctrica e de produtos de vidro ecológicos.

Ler mais

O Ministério da Indústria e Comércio, realizou recentemente em Maputo, uma reunião que contou com a participação das direcções províncias de indústria e comércio (DPIC) e dos Serviços Provinciais de actividades económicas (SPAE). A reunião tinha o objectivo fazer uma reflexão sobre o regime jurídico aplicável à caderneta de comercialização agrícola, no interesse da busca de mecanismos institucionais, com vista a sua operacionalização efectiva.

Ler mais