Noticias

O Presidente da República Filipe Jacinto Nyusi desafiou os agricultores, a apostar na produção de culturas de primeira necessidade por forma a reduzir as importações, principalmente da cebola e batata. A ausência destes produtos na feira, é, segundo o Estadista moçambicano, o indicativo da fraca aposta na sua produção, levando o país a sujeitar-se ao consume de produtos que se presume serem aqueles que são "descartados pelos sul africanos decorrente da baixa qualidade".

Ler mais

O Ministério da Indústria e Comércio realiza de 20 a 22 de Abril de 2022, no recinto da FACIM em Marracuene, Província de Maputo, a Cerimónia Oficial do Lançamento da Campanha de Comercialização Agrícola 2022 e o IV Fórum Nacional de Comercialização Agrícola.

Ler mais

No âmbito das celebrações do Dia da Mulher Moçambicana, que este ano se comemora sob o lema “Pela igualdade de género no contexto das mudanças climáticas”, a direção do Ministério da Indústria e Comércio confraternizou com as funcionárias no dia 6 de Abril, numa cerimónia que contou com a oferta de rosas e capulanas.

Ler mais

O Presidente da República, Filipe Nyusi apelou aos operadores económicos a fazerem da presente edição da CASP, uma montra que sirva para a projecção do país além-fronteiras e que as reflexões sirvam para consolidar o sector privado e criar um ambiente de negócios favorável ao investimento em Moçambique. O dirigente disse este é o momento de todos falarmos como grandes realizadores e não apenas como grandes analistas, porque cada um pode analisar, mas poucos fazem.

Ler mais

A cidade de Maputo acolheu recentemente, a cerimónia do lançamento oficial da “Semana de Moçambique no Reino Unido”. O evento dirigido pelo Ministro da Indústria e Comércio, Silvino Augusto José Moreno, e NneNne Iwuji, Alta Comissária Britânica para Moçambique, tinha como objectivo, destacar as oportunidades existentes nestes sectores em Moçambique e promover o Reino Unido como parceiro de escolha para parcerias duradouras com investidores e empresas britânicas.

Ler mais

No âmbito da implementação do Programa Nacional Industrializar Moçambique, o Governo de Moçambique em parceria com o Banco Africano de Desenvolvimento, procedem no distrito de Cuamba, Província de Niassa, o Lançamento oficial do Projecto Zona Especial de Processamento Agroindustrial do Corredor de Desenvolvimento Integrado Pemba-Lichinga  - ZEPA, cujo objectivo é melhorar a produtividade agrícola e o desenvolvimento do agronegócio nas Províncias do Niassa, Cabo Delgado e Zambézia, bem como contribuir para o alcance dos objectivos do processo da industrialização em curso no País.

Ler mais

A Autoridade Reguladora de Concorrência (ARC), e a Autoridade Reguladora de Águas, Instituto Público (AURA, IP) assinaram, o Protocolo de Cooperação que visa criar condições favoráveis para o desenvolvimento das relações bilaterais entre as duas instituições, bem como estabelecer mecanismos de partilha de informação e complementaridade em matéria de regulação do serviço do abastecimento de água e saneamento, defesa e promoção da sã concorrência incentivar a colaboração mútua nas suas actuações, no âmbito da aplicação dos respectivos quadros legais.

Ler mais

Teve lugar recentemente uma reunião entre a Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA) e o Grupo Interministerial de Remoção de Barreiras ao Investimento – GIRBI.  No encontro, a CTA apresentou uma diversidade de factores que consideram terem influenciado negativamente no desempenho da classe empresarial desde 2016, dentre os quais, o terrorismo em Cabo Delgado, os Ciclones Idai e Kenneth, a eclosão da Pandemia da Covid 19. Embora reconheçam o esforço do Governo na criação de medidas para a recuperação económica, consideram que as linhas de financiamento têm taxas insustentáveis e aquém das capacidades do empresariado nacional.

 

Ler mais

O Ministério da Indústria e Comércio, na qualidade de Presidente do Comité Nacional de Fortificação de Alimentos (CONFAM) em parceria com a Southern Lodestar Foundation, procederam recentemente, em Maputo, ao Lançamento da 3ª fase da Fortificação de Alimentos de consumo massivo, com enfoque na extensão da fortificação para pequenas moageiras de farinha de milho e o Lançamento da ferramenta (PAMATRACK – DETECT X) para fiscalização e monitoria pela INAE e Alfandegas.

Ler mais