Silos em Milange vão induzir desenvolvimento rural

Data: 02/08/2022
Silos em Milange vão induzir desenvolvimento rural

O Presidente da República, Filipe Nyusi Filipe inaugurou no dia 27 de Julho corrente, o complexo de silos e armazéns ampliados e modernizados na vila municipal de Milange, na província da Zambézia. A infra-estrutura tem capacidade de armazenar vinte mil toneladas anuais. 

Na ocasião, o Presidente da Republica disse que os silos e armazéns de cereais que o Governo tem instalado em zonas de produção agrícola no país vão induzir o desenvolvimento nas zonas rurais, pois promoverão o surgimento de actividades como o agro-processamento, transporte e o comércio.

Considerou ainda que o armazenamento de produtos agrícolas, sobretudo cereais, é de extrema importância para a viabilização da cadeia de valor de comercialização agrária. Para ele, os pequenos e médios produtores obtêm bons resultados na actividade agrícola, mas a produção deteriora-se devido a múltiplos factores, como chuva, humidade e altas temperaturas, o que não compensa os esforços empreendidos durante a campanha.

Durante a sua intervenção Filipe Nyusi explicou que o executivo esta a valorizar o que foi construído e enfrentou dificuldades para seu correcto funcionamento, sendo que na nova abordagem o Governo firmou contratos de parcerias público-privadas para rentabilizar os silos e os armazéns.

Nesta perspectiva, o complexo de silos e armazéns de Milange será gerido por uma empresa denominada Mozgrain, Lda, que ganhou o concurso para o efeito. A empresa ficou a recomendação de promover campanhas de explicação aos produtores para perceberem a importância da infra-estrutura.

Dados actualizados pelo Presidente da República indicam que a produção nacional este ano é de 14.807.586 toneladas. Deste volume, a província da Zambézia contribui com 8.903.474 toneladas. Motivo para que o distrito de Milange tenha um complexo de silos e armazéns, por se situar num corredor que da acesso aos países do Hinterland.