Os avanços no sector da agricultura contribuem para o bom desempenho macroeconómico do país numa altura em que os números apontam para o alcance de um crescimento em 2023 de perto de 4.15 por cento. O Primeiro-ministro, Adriano Maleiane fez estes pronunciamentos no Conselho de Monitoria de Ambiente de Negócios, recentemente, no âmbito do diálogo público-privado promovido pela Confederação das Associações Económicas de Moçambique e pelo Ministério da Indústria e Comércio.
Noticias
O Ministro da Indústria e Comércio, Silvino Moreno, dirigiu em Maputo, a Primeira Sessão Extraordinária da Comissão Directiva do Comité Nacional de Facilitação do Comércio – CNFC, um órgão criado pelo Governo em 2017, através do Decreto nº.81/2017, de 29 de Dezembro, com a responsabilidade de assegurar o cumprimento das obrigações do país relativamente ao Acordo de Facilitação do Comércio de que o Estado é Parte, na qualidade de membro da Organização Mundial do Comércio.
Uma delegação chefiada pelo Ministro da Indústria e Comércio, Silvino Augusto José Moreno, efectuou uma visita de trabalho ao Distrito de Boane por um lado, para se inteirar do impacto das chuvas no sector que dirige e por outro, solidarizar-se com as vitimas das inundações acolhidas em diferentes centros de reassentamento.
O Governo de Moçambique vai fazer o depósito do Instrumento de ratificação a Zona de Comércio Livre Continental Africana – ZCLCA, junto da Comissão da União Africana. Esta informação foi dada a conhecer pela Vice Ministra da Indústria e Comércio Ludovina Bernardo, durante a sua participação na 11a Reunião Conselho de Ministros da ZCLCA, onde Igualmente falou da importância que a ZCLCA tem para Moçambique e a contribuição que pode dar, considerando a posição e localização geoestratégica do País, na facilitação do comércio na região e no acesso aos mercados globais.
Moçambique vai apostar numa linha de montagem de autocarros eléctricos para o transporte público de passageiros. Trata-se de uma iniciativa privada apadrinhada pelo Governo, através dos Ministérios dos Transportes e Comunicações e da Indústria e Comércio no âmbito do Programa Nacional Industrializar Moçambique.
O Ministro da Industria e Comércio, Silvino Augusto José Moreno, em representação do Chefe de Estado da República de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi, participa de 16 a 20 de Janeiro de 2023, em Davos, na Suíça, na 53ª Reunião Anual do Fórum Económico Mundial, que tem como principal objectivo, promover encontros entre empresários, líderes políticos e representantes culturais com o potencial para moldar as agendas económicas de desenvolvimento e crescimento regionais e globais, para o benefício colectivo.
O Ministério da Indústria e Comércio conta desde ontem, 12 de Janeiro, com novo quadro no colectivo de Direcção. Trata-se de Crispo Jonassane Njauala, nomeado em comissão de serviço, por despacho do Ministro da Indústria e Comércio para exercer a função de Chefe de Gabinete do Ministro.
O Governo de Moçambique, através do Grupo interministerial de preparação e monitoria da Quadra festiva atribuiu nota positiva as festividades do natal e transição do ano 2022/2023, pese embora se tenha registado casos de excessos, mas em níveis reduzidos, em relação ao mesmo período época passada.
O Ministério da Indústria e Comércio (MIC) em parceria com a Autoridade Tributária de Moçambique (AT) e a Confederação das Associações Económicas realizou recentemente, em Maputo, a segunda sessão da Comissão Directiva do Comité Nacional de Facilitação do Comércio.
Caro agente económico
Evite estar em conflito com a lei e paute por boas praticas de Bem Servir; Diga não a especulação de preços e a venda de produtos fora do prazo de validade; Não a venda de marcas de produtos contrafeitos; Afixe sempre o preço dos produtos em moeda nacional e use sempre instrumentos de medição calibrados ou verificados por uma entidade competente.