Noticias

O Presidente da República, Filipe Nyusi, anunciou que o governo pondera banir a exportação de recursos naturais em bruto, para agregar valor a transformação local. O chefe do estado fez este pronunciamento no discurso de abertura da XIX edição da Conferência Anual do Sector Privado (CASP), onde assegurou que o governo vai avaliar as preocupações apresentadas pelo sector privado, referente a retoma de isenção do Imposto sobre o Valor Acrescentado na importação de matérias-primas para a produção de óleo e sabão e pagamento de facturas atrasadas para as empresas, pelo Estado.

Ler mais

O Ministério da Indústria e Comércio (MIC) e a Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA) reuniram-se no dia 13 de Maio, em Maputo, com o objectivo de fazer o alinhamento do programa da XIX Conferência Anual do Sector Privado (CASP). O evento terá lugar de 15 a 17 de Maio corrente, no Centro Internacional de Conferências Joaquim Chissano.

Ler mais

O Ministro da Indústria e Comércio, Silvino Moreno, recebeu em audiência, no dia 29 de Abril, uma delegação Cubana, chefiada pela Vice-ministra da Indústria Alimentar e Pescas, Midalys Naranjo Blanco, para um encontro de trabalho, com o objectivo de consolidar e desenvolver as relações de cooperação entre os dois países, na área de segurança alimentar, entre outros sectores, para o benefício das populações de ambos países.

Ler mais

O Governo, através do Ministério da Indústria e Comércio e o sector privado, representado pela Confederação das Associações Económicas de Moçambique - CTA realizaram, a décima edição do Conselho de Monitoria do Ambiente de Negócios (CMAN), com o objectivo de avaliar o nível de implementação da matriz de seguimento da XVIII Conferência Anual do Sector Privado (CASP) e questões pertinentes ao ambiente de negócios.

Ler mais

O Grupo Interministerial para Remoção de Barreiras ao Investimento reuniu-se em XII secção do colectivo para avaliar o ponto de situação das acções constantes na Matriz de prioridades de reformas acordadas entre o governo e o sector privado bem como avaliar a nova proposta do Plano de Acção para Melhoria do Ambiente de Negócios.

Ler mais

O Ministério da Indústria e Comércio (MIC) através do Instituto Nacional de Normalização e Qualidade (INNOQ), Inspecção Nacional das Actividades Económicas (INAE) em coordenação com o Ministério da Saúde (MISAU), realizaram, uma Conferência de Imprensa conjunta com objectivo de dar a conhecer a entrada em vigor das medidas de Interdição de Importação e Comercialização de produtos sem rótulo em Português, bem como o início das acções de fiscalização, visando garantir a conformidade com as regulamentações vigentes e promover a protecção dos consumidores.

Ler mais

O Ministério da Indústria e Comércio e a Agência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial - UNIDO, assinaram no dia 6 de Março, um Memorando de Entendimento para a viabilização do "Projecto de Melhoria do Desenvolvimento Inclusivo e Sustentável das Cadeias de Valor Agrícola" (MAIS VALOR II), financiado pelos fundos do Governo da República de Itália, através da Agência Italiana de Cooperação para o Desenvolvimento (AICS).

Ler mais

Com objectivo de estreitar as relações diplomáticas e comerciais com a Turquia, a Vice-Ministra da Indústria e Comércio, Ludovina Bernardo, recebeu em audiência recentemente uma delegação turca chefiada pelo Embaixador da Turquia em Moçambique, Avni Aksey.

Ler mais

Moçambique participa de 26 a 29 de Fevereiro de 2024, da 13ª Conferência Ministerial da Organização Mundial do Comércio (MC13), em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos, através de uma delegação multissetorial chefiada pelo Ministro da Indústria e Comércio, Silvino Augusto José Moreno, que integra quadros do MIC, MMAIP, MCTES, Consulado de Moçambique em Dubai, Emabaixada de Moçambique em Abu Dhabi e a Missão Permanente de Moçambique em Genebra.

Ler mais