Noticias

O Ministério da Indústria e Comércio realizou recentemente, uma reunião interministerial de preparação da quadra festiva com objectivo de discutir as formas de assegurar a disponibilidade de produtos e serviços básicos e intensificar mecanismos integrados de coordenação e monitoria nesta época do ano.

Ler mais

Dirigentes do Ministério da Indústria e Comércio foram desafiados a envidar mecanismos para organizar o comércio nacional, através da colocação de produtos nacionais no mercado interno e mobilização de moçambicanos para o consumo e valorização de produtos locais, por forma a reduzir a dependência externa.  O Primeiro-Ministro de Moçambique, Adriano Afonso Maleiane, fez este apelo na interação com os directores nacionais da Indústria, do Comércio Interno, do Apoio ao Desenvolvimento do Sector Privado e Directores de Instituições tuteladas pelo MIC, durante a visita aos expositores da Feira Internacional de Maputo-FACIM, na sua 57ᵃ Edição. 

Ler mais

Um total de oito empresas sediadas na Cidade de Maputo receberam, durante a 57ª edição da FACIM, o direito do uso do selo Made In Mozambique por se ter comprovado a sua elegibilidade para aderirem à iniciativa.  Em causa estão as empresas Enviroworks Soluções Ambientais, S. Unipessoal, Lda.; Grow Engineering, Lda.; Mobiserv, Lda.; Refrigerantes Spar, Lda.; Sal Capitais, S.A; Select a Car & Wash, Lda.; Webcad, Lda.; e Zaci, S.A; que se juntaram a 224 outras firmas já certificadas para o uso do selo a nível da cidade de Maputo.

Ler mais

A FACIM representa um ponto de encontro dos quatro continentes, em que Moçambique se integra no mundo globalizado, perspectivando um futuro de partilha da prosperidade económica, por via de trocas comerciais e fluxos de investimento. O Presidente da República de Moçambique fez este pronunciamento na abertura da quinquagésima sétima edição da Feira Agro-pecuária, Comercial e Industrial de Moçambique –FACIM, em Ricatla, Distrito de Marracuene, Província de Maputo.

Ler mais

O Ministério da Indústria e Comércio (MIC) lançou no dia 11 de Agosto corrente, a edição 57 da Feira Internacional de Maputo (FACIM), que este ano vai decorrer de 29 de Agosto a 4 de Setembro, sob o lema “Industrialização: Inovação e Diversificação da Economia Nacional”. O evento foi presidido pelo ministro Silvino Moreno, segundo o qual a FACIM é uma plataforma de divulgação massiva e expressiva de produtos e serviços de empresas nacionais e estrangeiras.

Ler mais

O Ministério da Indústria e Comércio, em parceria com a Cooperação Alemã – GIZ, realizaram, no dia 12 do mês corrente, em Maputo, uma sessão de debate sobre o estágio e desafios da comunicação entre o MIC e seus públicos estratégicos, especialmente o sector privado, no que se refere ao ambiente de negócios. O evento que tinha como objectivo, produzir um mapeamento dos desafios existentes no processo de comunicação e apresentar as possíveis soluções para melhorar o processo, contou com a participação de técnicos afectos em sectores de Comunicação ao nível central e das instituições tuteladas.

Ler mais

O Presidente da República, Filipe Nyusi Filipe inaugurou no dia 27 de Julho corrente, o complexo de silos e armazéns ampliados e modernizados na vila municipal de Milange, na província da Zambézia. A infra-estrutura tem capacidade de armazenar vinte mil toneladas anuais. 

Ler mais

Uma delegação chefiada pelo Ministro da Indústria e Comércio, Silvino Moreno, em representação do chefe de Estado, Filipe Jacinto Nyusi participa de 19 a 22 de Julho corrente, na Cimeira de Negócios Estados Unidos da América - África, a realizar-se em Marraquexe - Marrocos, sob o Lema "Construindo Juntos". A cimeira tem como objectivo explorar e renovar o compromisso dos sectores público e privado na consolidação das trocas comerciais e investimentos entre EUA – África, face às adversidades sem precedentes nas esferas da saúde e economia e terá como foco, os sectores prioritários para África, que incluem Saúde, Energia, Infraestruturas, Agricultura, Agronegócio e Tecnologias de Informação e Comunicação.

Ler mais

No âmbito do Diálogo Público-Privado (DPP), e da preparação do Conselho de Monitoria do Ambiente de Negócios, teve lugar recentemente, nas Instalações do Ministério da Indústria e Comércio, a reunião do Grupo Interministerial de Remoção das Barreiras ao Investimento (GIRBI). A reunião foi dirigida pelo Ministro da Indústria e Comércio, Silvino Moreno e tinha em vista, a apresentação da posição dos sectores sobre a proposta do Plano de Acção para a Recuperação do Sector Privado, assumido através de assinatura do Memorando de Entendimento entre Governo e Sector Privado, durante a realização da XVII Conferência Anual do Sector Privado.

Ler mais