Noticias

O Governo e o sector privado lançaram recentemente, a XVII Conferência Anual do Sector Privado, CASP, uma plataforma de diálogo público privado ao mais alto nível, dirigido pelo Presidente da República de Moçambique.  Subordinada ao lema, “Reformando o ambiente de negócios para a recuperação económica”.

A XVII CASP compreenderá três principais componentes, nomeadamente: o Diálogo Público-Privado, o Mozambique Investment Summit e Market Place. A decorrer nos dias 22, 23 e 24 de Novembro, em formato híbrido, onde se espera 5,000 participantes através de plataformas virtuais e em modo presencial, espera-se uma carteira de projectos estimada em 850 milhões de dólares americanos nas áreas do  agronegócio, indústria, turismo, infraestruturas e energia.  

Ler mais

Decorreu  de 30 de Agosto a 5 de Setembro, a  56ª Edição da   Feira Agropecuária, Comercial e Industrial de Moçambique,  FACIM, em Ricatla, distrito de Marracuene, num período caracterizado por restrições impostas pela pandemia, quer ao nível nacional e internacional.

A Feira decorreu sob o lema “Industrialização: Inovação e Diversificação da Economia Nacional”, em formato híbrido: presencial e virtual,  foi inaugurada pelo  Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, que após a visita aos expositores, dirigiu a cerimónia alusiva ao Dia do Exportador e do Investidor.

Ler mais

O Secretário Permanente do Ministério da Indústria e Comércio, Jorge Jairoce, reuniu, recentemente, com uma Delegação dos Estados Unidos da América, chefiada por Jennifer Adams, Directora da Missão da USAID em Moçambique. O encontro tinha como objectivo, a apresentação do mecanismo de implementação do Programa Nacional Industrializar Moçambique (PRONAI), visando estabelecer a parceria com a USAID, para a assistência técnica do programa, por forma a que tenha padrões internacionais. 

Ler mais

O Governo de Moçambique, e a Confederação das Associações Económicas e Moçambique (CTA), realizaram, no dia 20 de Agosto, o VIII Conselho de Monitoria do Ambiente de Negócios (CMAN), órgão superior de gestão e monitoria das reformas económicas para melhoria do ambiente de negócios, liderado pelo Primeiro-Ministro e coordenado pelo Ministro da Indústria e Comércio, na qualidade de ponto focal do Governo para assuntos do Sector Privado.

Ler mais

O Ministério da Indústria e Comércio realizou no dia 6 de Agosto, na Província de Manica, cidade de Chimoio, o Lançamento do Programa Nacional Industrializar Moçambique. Trata-se de uma iniciativa presidencial enquadrada na implementação do Programa Quinquenal do Governo, que visa contribuir para o aumento da produção industrial nacional, de preferência fazendo uso da matéria-prima local, estimular a produção e reduzir a  sua exportação em bruto, comercialização, bem como gerar emprego e renda.

Ler mais

No âmbito da Presidência Rotativa da SADC, decorreu recentemente a 32a Reunião virtual do Comité de Ministros responsáveis pelo Sector do Comércio da SADC e a 21a Reunião Ministerial do Task Force de Integração Económica Regional.

A 32a Reunião do Comité de Ministros do Comércio e a 21a Reunião Ministerial do Task Force de Integração Económica Regional (MTF), realizam-se uma vez por ano e decorre do Programa aprovado pela SADC em coordenação com o Estado que acolhe a Presidência. 

Ler mais

Com o objectivo de imprimir maior dinâmica na actuação da Inspecção Nacional das Actividades Económicas, INAE, o Ministro da Indústria e Comércio, Carlos Mesquita, conferiu posse, recentemente, em Maputo, a dois delegados de INAE para Gaza e Cidade de Maputo. Trata-se de Gabriel Estevão Chongo que passa a exercer as funções de Delegado da INAE na Cidade de Maputo e Egas Salvador Mazivila para o cargo de Delegado Provincial da INAE em Gaza.

Ler mais

O Ministério da Indústria e Comércio celebrou, no passado dia 23 de Junho, o Dia da Função Pública, numa cerimónia restrita, devido ao cumprimento das medidas de prevenção do novo Coronavírus. O evento foi dirigido pelo Secretário Permanente, Jorge Jairosse, que na ocasião, disse que o lema escolhido para este ano " Construção da África que almejamos através da adopção de uma cultura ética que apoie uma liderança orientada por objectivos", remete a uma reflexão sobre a industrialização do País, um dos maiores desafios do Ministério no presente quinquénio 2020-2024. 

Ler mais

O sob o lema Empreendedorismo, Investimento e fazendo Negócios na Região da SADC, o Governo de Moçambique em coordenação com a SADC, realizou a primeira edição do Fórum de Negócios da SADC, em Maputo, nos dias 22 e 23 de Junho. O Fórum serve como uma plataforma corporativa integrada de diálogo e promoção económica competitiva e empresarial da região.

O evento foi presidido pelo Presidente da República e Presidente em exercício da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC), Filipe Nyusi, que na ocasião disse que, com um mercado de aproximadamente 350 milhões de consumidores, a Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral pretende alavancar o seu potencial para que haja mais comércio e investimento na região, e entre esta e o exterior.

Ler mais