Noticias

O Ministério da Indústria e Comércio, através da Agência para a Promoção das Exportações, APIEX, em parceria com a Confederação das Associações Económicas de Moçambique, CTA, realizaram recententemente, a cerimónia de lançamento da 56ª Edição da Feira Internacional de Maputo, FACIM 2021. O evento serviu igualmente para o lançamento da Plataforma Virtual que vai permitir a realização da presente edição da FACIM em formato virtual.

Ler mais

Pontos Focais da Janela Única Electrónica, JUE, foram recentemente formados em negociações sobre Comércio de Serviços com vista ao fortalecimento das capacidades humanas, institucionais e de formulação de políticas para apoiar na análise e interpretação de políticas sectoriais bem como a participação efectiva de Moçambique nas negociações da Zona do Comércio Livre Continental Africano (ZCLCA).

Ler mais

A República de Moçambique no exercício da Presidência rotativa da SADC e com vista a promoção económica do país e da região, acolhe nos dias 22 e 23de Junho de 2021, no MAPUTO AFECC GLORIA HOTEL e no Centro de Conferências Joaquim Chissano, o Fórum e Expo de Negócios da SADC. O Fórum de Negócios da SADC para além de ser uma plataforma corporativa integrada de promoção económica, competitiva e empresarial de Moçambique e do potencial da Região Austral a escala global, também é um mecanismo de diálogo entre os sectores público-privado.

Ler mais

No âmbito do Programa Nacional Industrializar Moçambique – PRONAIMO, o Ministério da Indústria e Comércio, realizou um seminário, em Maputo, com o objectivo de compartilhar as linhas estratégicas, colher contribuições e sensibilidade do sector público e privado em relação ao programa.

Ler mais

O Ministro da Indústria e comércio, Carlos Mesquita, procedeu, na Vila de Nova Mambone, Distrito de Guvuro, Província de Inhambane, a entrega de 4,7 toneladas de iodato de potássio, uma Associação de Produtores e Comerciantes de Sal da região sul do país (APROCOSAL) e o Lançamento do fundo rotativo.

Ler mais

O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi inaugurou, no dia 26 de Maio, no Distrito de Matutuíne, Província de Maputo. a nova fábrica de Cimentos e Clínquer, a Moçambique Dugongo Cimentos, SA.

Ler mais

O Ministério da Indústria e Comércio e a Associação das Câmaras de Comércio Europeias (EUROCAM) Realizaram recentemente uma mesa redonda com objectivo de discutir o Acordo de Livre-Comércio Continental Africano como um factor de mudança no ambiente económico e comercial.

Ler mais

No âmbito do Projecto de Geração de Emprego e Melhoria de Renda (ProGer), o Ministério da Indústria e Comércio (MIC) e a Favos de Moçambique Lda. Assinaram o contrato para a operacionalização do projecto, nas províncias da Zambézia e Niassa. A iniciativa implementada pelo MIC através do Instituto para a Promoção das Pequenas e Médias Empresas (IPEME), visa o desenvolvimento da cadeia de valor avícola e melhoria do sistema de informação do mercado do emprego e segurança social.

Ler mais

O Primeiro-Ministro de Moçambique, Carlos Agostinho do Rosário, orientou, recentemente, a cerimónia de premiação a melhores intervenientes que mais se destacaram na campanha de comercialização agrícola 2020. O acto teve lugar na Província de Gaza, Distrito de Chongoene, durante a realização da Feira Agro-Industrial e de Serviços e do III Fórum Nacional da Comercialização Agrícola 2021, que decorreu sob o lema: “Comercialização Agrícola Dinamizadora do Agro-negócio e Industrialização”.

O evento tinha como objectivo, exortar para o início da campanha de comercialização agrícola 2021 e divulgar as acções de intervenção dos agentes económicos na cadeia de valor da comercialização agrícola com a finalidade de assegurar a absorção de todo o excedente agrícola.

Foram premiados três intervenientes através da entrega simbólica de 3 cheques no valor que varia entre cinco milhões a um milhão e quinhentos mil meticais para o financiamento da actividade de comercialização agrícola, no âmbito do Fundo Rotativo para a Comercialização Agrícola (FRCA).

Ler mais