Noticias

Foi assinado, em Dubai o Acordo sobre a Promoção e Proteção Reciproca de Investimentos entre o Governo da República de Moçambique e o Governo da República dos Emirados Árabes Unidos.

Nesse acto, o Governo Moçambicano esteve representado pelo Ministro da Indústria e Comércio, Carlos Alberto Fortes Mesquita, e Emirados Árabes Unidos, pelo Ministro das Finanças, Mohamed Bin Hadi Al Hussaini. 

Ler mais

No âmbito do Plano de reconstrução de Cabo Delgado, o Ministério da Indústria e Comércio, através do Instituto para Promoção de Pequenas e Médias Empresas, Instituto Público - IPEME,IP, em parceria com Agência de Desenvolvimento do Norte (ADIN) e o Conselho Empresarial de Cabo Delgado CEP- Cabo Delgado, realizou, na cidade de Pemba, a cerimónia de Lançamento das Linhas de Financiamento do Programa de Relançamento do Sector Privado (PRSPIII).

Ler mais

O Ministério da Indústria e Comércio elegeu a Comissão de Ética, no evento dirigido por Secretário Permanente, Jorge Jairosse, na qualidade do Presidente da Comissão de eleição, acompanhado por um júri indicado para o efeito, composto por três funcionários, nomeadamente, Horácia Fernandes “Chefe Departamento da Inspecção Administrativa”, Cláudia Amélia Osório “Chefe de Repartição de Formação” e Félix Arlindo Sulumundine, chefe do Departamento de Auditoria, em substituição do colega Gilberto Mabunda, que passou a concorrente.

Ler mais

No âmbito da promoção das potencialidades e oportunidades de investimento e das exportações nacionais, uma delegação moçambicana, chefiada pelo Director-Geral da Agência para a Promoção de Investimento e Exportações (APIEX, IP), Gil Bires, participou na 24ª Edição da Feira Internacional de Comércio de Ruanda, que decorreu em Kigali, onde a República de Moçambique foi premiada na categoria de “Melhor País Expositor Estrangeiro”.

Ler mais

A Autoridade Reguladora da Concorrência - ARC realizou, na cidade de Maputo, o seminário de divulgação das suas atribuições e competências e dos instrumentos legais da concorrência, junto dos sectores privado e público, associações económicas, profissionais, académicas, entre outros.

Ler mais

O Ministro da Indústria e Comércio, Carlos Mesquita, dirigiu na cidade de Chimoio, Província de Manica, a Cerimónia de Encerramento do Programa de Capacitação dos Jovens Empreendedores na Incubadora de Empresas de Manica.

Trata-se de dois grupos que cumpriram o período de Incubação naquela instituição, em matérias relacionadas com Agro-processamento, Planificação e Gestão de Negócios, Propriedade Intelectual, Marketing, Operações e Manutenção de Equipamentos.

Ler mais

Uma delegação Moçambicana chefiada pelo Director Geral da Agência para a Promoção de Investimento e Exportações (APIEX, IP), Gil Bires, participa de 09 a 30 de Dezembro na 24ª Feira Internacional do Ruanda para promover as oportunidades de investimento em Moçambique, assim como o potencial de exportação.

Ler mais

Decorreu recentemente, em Maputo, no formato híbrido, a segunda sessão ordinária do Comité Nacional de Facilitação de Comércio (CNFC). Trata-se de um órgão criado pelo Governo através do Decreto nº.81/2017, de 29 de Dezembro, que tem a responsabilidade de assegurar o cumprimento das obrigações do país relativamente ao Acordo de Facilitação do Comércio de que o Estado é parte como membro da Organização Mundial do Comércio.

Ler mais