MIC celebra o Dia da Mulher Moçambicana

Data: 08/04/2022
MIC celebra o Dia da Mulher Moçambicana

No âmbito das celebrações do Dia da Mulher Moçambicana, que este ano se comemora sob o lema “Pela igualdade de género no contexto das mudanças climáticas”, a direção do Ministério da Indústria e Comércio confraternizou com as funcionárias no dia 6 de Abril, numa cerimónia que contou com a oferta de rosas e capulanas.

Falando em representação das mulheres do MIC, Adelaide Foquisso, afecta na Direcção de Apoio ao Desenvolvimento do Sector Privado (DASP) apelou a todas as funcionárias do MIC a se envolver arduamente no trabalho por forma a cumprir com os objectivos da instituição, à semelhança da heroína Josina Machel que se engajou arduamente na luta pela libertação do País. Foquisso exortou as colegas a privilegiar a cultura do diálogo e interação atendendo que murmúrios e boatos são práticas que afectam negativamente a produtividade laboral.

Na ocasião Silvino Moreno, Ministro da Indústria e Comércio disse que o país tem sido uma referência a nível global no diz respeito a promoção da igualdade e equidade de género através da inclusão social e proteção dos segmentos mais vulneráveis entre os quais infelizmente ainda se encontram grande parte, as mulheres.

Moçambique tem estado a desenvolver política e acções que visam desenvolver sistema educativo que prioriza e protege a rapariga na escola, um sistema ligado a saúde materno infantil, promoção da participação massiva das mulheres nas actividades sócio cultural, educativa, desportivas e económicas. O exemplo mais recente é o facto do Presidente da República ter alcançado a paridade do género no conselho de Ministro, cumprindo assim a meta da ONU que estabelece o alcance deste objectivo até 2030.

O dirigente referiu ainda que existem cada vez mais mulheres a participar na administração da actividade comercial, com destaque para o ramo informal, assegurando uma dinamização da nossa economia. Exortou igualmente a todas as mulheres a continuar a desempenhar o grande papel de agentes de promoção da saúde pública educando suas famílias a observar as medidas de prevenção da Covid 19.