Comércio Externo

Acordo de Parceria Económica (APE) UE-SADC

O Acordo de Parceria Económica (APE) UE-SADC facilita o investimento e o comércio entre as pessoas e as empresas das duas regiões, bem como o incentivo ao desenvolvimento em toda a África Austral. Saiba como o Acordo de Parceria Económica da UE com cinco Estados da SADC pode beneficiar o seu comércio.

O acordo em síntese

Os Estados do Acordo de Parceria Económica(APE) UE — Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC ) que incluem o Botsuana, o Lesoto, Moçambique, a Namíbia, a África do Sul e Essuatíni (anteriormente Essuatíni) assinaram o Acordo APE SADC em 10 de junho de 2016. O APE entrou provisoriamente em vigor em 10 de outubro de 2016, aplicando-o provisoriamente a Moçambique desde 4 de fevereiro de 2018.

O APE SADC é um acordo comercial centrado no desenvolvimento, que concede um acesso assimétrico aos parceiros do grupo APE SADC. Podem proteger os produtos sensíveis da plena liberalização e aplicar salvaguardas quando as importações provenientes da UE estão a crescer demasiado rapidamente. Um capítulo sobre cooperação identifica os domínios relacionados com o comércio que podem beneficiar de financiamento. O acordo contém igualmente um capítulo sobre o desenvolvimento sustentável, que abrange questões sociais e ambientais.

APE SADC — Comunidade de Desenvolvimento da África Austral | Access2Markets (europa.eu)

DESMANTELAMENTO PAUTAL EM MOÇAMBIQUE PDF Atribuições do Comité Nacional de Facilitação do Comércio (CNFC) PDF Guião de Exportação Como Exportar com sucesso para UE FINAL PDF Manual de Negociações de Comércio de Serviços FINAL PDF TOOLKIT utilizar e implementar o APE SADC UE FINAL PDF União Europeia e Moçambique Um mercado de Oportunidades PDF