Noticias

O Governo moçambicano está a investir em políticas fiscais, monetárias e sectoriais, e melhoria de infra estrutura e logística, com vista a promover a industrialização no País. A medida visa estimular a produção nacional e reduzir as importações, o que irá concorrer para a diversificação da economia, com principal enfoque na agricultura, pescas, recursos minerais e florestais.

O compromisso foi assumido no decurso da realização do seminário económico, organizado pelo Ministério da Indústria e Comércio, sob o lema “Industrialização integrada: alinhamento estratégico e operacional”.

 

Ler mais

O Ministério da Indústria e Comércio (MIC) e a União Europeia, lançaram recentemente, em Maputo, o projecto “Promove Comércio”, que marca o arranque oficial da Implementação do Projecto no País. A iniciativa tem o objectivo de melhorar o ambiente de negócios, comércio e criar competitvidade para as exportações em Moçambique, para um maior acesso aos mercados, particularmente o da União europeia.

Ler mais

O Ministério da Indústria e Comércio- MIC, realizou no dia 12 de Março corrente, a cerimónia de assinatura de Contratos de Concessão para a Gestão de Complexos de Silos e Armazéns de Cereais e leguminosas, para um período entre 15 a 20 anos, em regime de Parceria Público-Privada com as empresas Agrobusiness, Mozambique Limitada eMozgrain, Limitada.

Ler mais

No âmbito da Estratégia Global da Reforma do Sector Público, aprovada pelo Governo e de acordo com a necessidade de reorganização e normação da Área de Documentação, Registo e Arquivo do Estado, realizou-se uma capacitação aos membros da Comissão de Avaliação de Documentos (CAD), do Ministério da Indústria e Comércio (MIC), em gestão de arquivos. A capacitação contou com a colaboração do Ministério da Administração Estatal e Função Publica - MAEFP.

Ler mais

O Ministério da Indústria e Comércio,reuniu-se recentemente, num webinar com o Sector Privado, para discutir aspectos relacionados com o Estado de Calamidade Pública, no âmbito das medidas de contenção da propagação da COVID-19. O encontro tinha como principal objectivo (i) dar continuidade a auscultação das preocupações do sector privado face às medidas vigentes no âmbito da situação de Calamidade Pública especificamente; (ii) manter o diálogo público-privado sobre o funcionamento da economia; (iii) apreciar os efeitos das medidas de prevenção e contenção da propagação do COVID-19 aprovadas pelo Governo através do Decreto nº. 2/2021, de 4 de Fevereiro; e (iv) perspectivar as medidas no âmbito da revisão do respectivo Decreto.

Ler mais

No âmbito das acções com vista a promoção do comércio externo e maximização das oportunidades existentes no acesso aos mercados, foi lançada a nova plataforma online “Access 2 Markets” da União Europeia, EU. O acto teve lugar no decurso da realização do Webinar sobre a dinâmica das exportações para União Europeia, mesmo em tempo de COVID-19. 

Ler mais

O Ministério da Indústria e Comércio em parceria com a União Europeia – Programa Promove Comércio, realizam, em Maputo, o Webinar sobre a dinâmica das exportações para União Europeia mesmo em tempo de COVID-19. Este debate virtual tinha como objectivos, divulgar o Acordo de Parceria Económica, APE; reflectir sobre o impacto e desafios da pandemia do Covid-19 na Balança Comercial de Moçambique no contexto da APE; divulgar as oportunidades e discutir sobre como Moçambique poderá tirar maior proveito das áreas abrangidas pelo APE.

Ler mais

O Ministério da Indústria e Comércio e a África, Consultoria e Gestão de Projectos PMI (na sigla em língua inglesa), assinaram recentemente, em Maputo, um Memorando de entendimento que visa criar uma plataforma de base de dados e observatório de investimentos, com o objectivo de fazer conhecer os projectos do ministério e agregar valor aos negócios e investimento.

Ler mais

No âmbito da monitoria dos preparativos da quadra festiva, a vice-ministra da Indústria e Comércio, Ludovina Bernardo, visitou, nas cidades de Maputo e Matola, estabelecimentos comerciais e uma unidade de produção avícola, a fim de se inteirar do nível de abastecimento do mercado e da capacidade de resposta à crescente demanda que se verifica neste período.

Ler mais