PME Moçambicanas Celebram seu Dia com Feira de Produtos Locais
O Instituto para a Promoção das Pequenas e Médias Empresas, IPEME, organizou, em paralelo ao Conselho Coordenador, uma feira representativa, de produtos locais, alusiva à celebração do dia Internacional das Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs). As empresas expositoras são maioritariamente detidas por jovens e mulheres, que actuam no ramo de processamento e comercialização de artigos diversos como bolsas produzidas à base de capulanas, chás, café, farinhas de banana, detergentes de limpeza, entre outros.
O Dia Internacional das Micro, Pequenas e Médias Empresas é uma oportunidade para que os Governos de todo o mundo possam reforçar os seus compromissos em relação a essas empresas e para que as MPMEs consigam recursos e oportunidades para o seu crescimento.
A celebração da efemérida, que se assinala a 27 de Junho, foi proclamado pela Assembleia Geral das Nações Unidas, no dia 6 de abril de 2017, com o objectivo de evidenciar a importância dos pequenos negócios nas economias locais e global. As MPMEs são empresas, que em regra, empregam menos de 150 trabalhadores, e no caso particular de Moçambique, representam empreendimentos que empregam menos de 100 trabalhadores.
As MPMEs são a espinha dorsal da maioria das economias do mundo e desempenham um papel fundamental nos países em desenvolvimento em geral e Moçambique em particular. De acordo com o International Council for Small Business (ICSB), as MPMEs, formais ou informais, representam 90% de todas as empresas e asseguram 70% do total de emprego e 50% do PIB, constituindo por isso um pilar social e económico fundamental. Feira alusiva ao Dia Internacional das Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs).
O IPEME, IP, entidade pública responsável pela promoção, assistência e capacitação das MPMEs, assistiu, em 2023, um total de 8.209 MPME, das quais 3.928 beneficiaram de Assistência Técnica e 4.281 MPME de Capacitação.
Importa referir que, a comemoração do Dia Internacional das Micro, Pequenas e Médias Empresas está a seis anos do prazo fixado pelas nações unidas, para as nações alcançarem os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 2030, registando-se, neste âmbito, severos atrasos relativamente aos objectivos definidos.