Comunicadores do MIC avaliam desafios da Comunicação no ambiente de negócios

Data: 16/08/2022
Comunicadores do MIC avaliam desafios da Comunicação no ambiente de negócios

O Ministério da Indústria e Comércio, em parceria com a Cooperação Alemã – GIZ, realizaram, no dia 12 do mês corrente, em Maputo, uma sessão de debate sobre o estágio e desafios da comunicação entre o MIC e seus públicos estratégicos, especialmente o sector privado, no que se refere ao ambiente de negócios. O evento que tinha como objectivo, produzir um mapeamento dos desafios existentes no processo de comunicação e apresentar as possíveis soluções para melhorar o processo, contou com a participação de técnicos afectos em sectores de Comunicação ao nível central e das instituições tuteladas.

A iniciativa surge após análise preliminar feita pelos diversos sectores, a apontar a Comunicação como uma das áreas fundamentais a ser tomada em consideração para a melhoria do ambiente de negócios em Moçambique, tanto entre o Ministério e as instituições tuteladas, bem como entre outras partes interessadas.

Na sua intervenção, a assessora da cooperação alemã para a melhoria do ambiente de negócios, Shaida Amade Seni lamentou o facto de a GIZ ter realizado várias acções com impacto nulo porque não foram comunicadas. Em face disso, sugeriu a capitalização dos diversos canais de comunicação disponíveis no MIC para desenvolver uma comunicação mais institucionalizada, que funciona como uma rede e tornar a equipe mais coesa e interventiva. Entretanto, são necessários recursos humanos ciclicamente capacitados bem como meios técnicos e materiais para a concretização deste desiderato.

Por seu turno, o chefe do Departamento de Comunicação e Imagem, Assane Ibraimo apelou mais coesão entre a equipe de comunicadores do MIC, facto que considera estratégico para o fortalecimento do sector.