Ministério da Indústria e Comércio conta com novo Ministro

Data: 10/03/2022
Ministério da Indústria e Comércio conta com novo Ministro

No âmbito da restruturação do Governo, o Presidente da República, Filipe Nyusi, nomeou para o cargo do ministro da Indústria e Comércio, Silvino Augusto José Moreno, que passa a conduzir os destinos da instituição, depois da entrega de pastas pelo seu antecessor, Carlos Alberto Fortes Mesquita, na tarde do dia 4 de Março corrente, momentos após a tomada de posse na presidência da República.

Na ocasião, o ministro cessante, Carlos Mesquita fez uma radiografia da situação dos recursos Humanos do ministério, dos processos e programas de trabalho existentes com destaque para o Programa Nacional Industrializar Moçambique e o seu significado para o país.

Com vista a familiarização com o quadro do pessoal do MIC, no dia 7 de Março procedeu-se a apresentação do Ministro aos funcionários. Na ocasião a Vice-Ministra da Indústria e Comércio, Ludovina Bernardo fez saber que o ministério tem tarefas específicas e importantes no que se refere ao Plano Quinquenal do Governo. O desafio é desenhar uma estratégia global para transformar a economia nacional e poder concorrer com o mundo. Para o efeito, o comércio é um complemento para essa base competitiva, onde os funcionários desempenham um papel chave para alcançar os objectivos incumbidos no PQG.

Na mesma ocasião, o Ministro da Indústria e Comércio, Silvino Moreno, disse que o ministério tem um estatuto bastante consolidado com atribuições bem claras e o plano quinquenal já aprovado, o que significa que sua intervenção vai incidir no seguimento das acções já desenhadas para o seu cumprimento. Para o efeito, o ministro disse que conta com a dinâmica e colaboração de todos. Entretanto, apontou aspectos que devem ser melhorados, como a observância da assiduidade, melhoria da comunicação entre os sectores para a execução das actividades com êxito. Ainda durante a sua intervenção o ministro deu recomendações específicas a cada unidade orgânica e instituições tuteladas para o bom desempenho das actividades desenvolvidas.

A cerimónia terminou com visita aos sectores momento que serviu para uma maior interação com os sectores e aprofundar o conhecimento das actividades de cada área específica.