Noticias

Com o objectivo de promover o fortalecimento das relações de cooperação bilateral com a Alemanha e com Egipto, o ministro Silvino Moreno, recebeu em audiência, os embaixadores recentemente indicados para a representação diplomática de Moçambique nestes países, Elias Zimba e Sérgio Caba respectivamente.

Ler mais

O Governo de Moçambique, através do Ministério da Indústria e Comércio, e o sector privado, representado pela Confederação das Associações Económicas de Moçambique, procederam, hoje, ao lançamento da XIX edição da Conferência Anual do Sector Privado, a realizar-se nos dias 16 e 17 de Maio de 2024.

Ler mais

Uma delegação moçambicana chefiada pelo Ministro da Indústria e Comércio, Silvino Moreno em representação do chefe de estado, Filipe Jacinto Nyusi, participou no Fórum Económico de Qatar, Sob o lema “Diplomacia, Diálogo, Diversidade”, realizado recentemente em Doha.

Ler mais

A capital provincial de Niassa, Lichinga, foi palco recentemente da Reunião do II Comitê Interministerial do Projecto da Zona Especial de Processamento Agroindustrial do Corredor de Desenvolvimento Integrado Pemba-Lichinga - ZEPA.O evento foi dirigido pela Vice-ministra da Indústria e Comércio, Ludovina Bernardo, que conduziu a avaliação do Relatório sobre o Progresso das Actividades do Projeto ZEPA, na qualidade de Presidente do órgão.A reunião destacou o compromisso do Governo de Moçambique na concretização do Programa Quinquenal do Governo, alinhado com a Estratégia Nacional de Desenvolvimento 2015-2035.

Ler mais

O Ministério da Indústria e Comércio, através do Instituto Nacional de Normalização e Qualidade (INNOQ), juntou vários importadores entre outras agremiações para falar da implementação do Programa de Avaliação da Conformidade (PAC) que vigora desde o dia 1 de Novembro do ano em curso, cujo objectivo é o de fazer o controlo da qualidade dos produtos importados para Moçambique nos países de origem.

Ler mais

Garantir qualidade dos bens e serviços produzidos e comercializados no nosso país constitui uma das prioridades do Governo. Esta informação foi revelada pelo Primeiro-Ministro, Adriano Maleiane, que falava a 13 de Novembro, na abertura da primeira Conferência Nacional da Qualidade, sob o lema "Cultura da Qualidade: Do Compromisso à Implementação.”

Ler mais

Uma delegação moçambicana, chefiada pela Vice-Ministra da Indústria e Comércio, Ludovina Bernardo, participou em Cuba, na 39ª edição da Feira Internacional de Havana, FIHAV 2023, que decorreu na primeira quinzena de Novembro de 2023. A delegação Moçambicana integrou quadros seniores dos Ministérios da Indústria e Comércio, dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Agricultura e Desenvolvimento Rural, Ciência e Tecnologia e Ensino Superior.

Ler mais

O Ministro da Indústria e Comércio, Silvino Moreno, dirigiu, em Maputo, a cerimónia de atribuição de Selo ‘’Orgulho Moçambicano. Made in Mozambique” a Sete empresas de diferentes ramos de actividade económica. Trata/se das empresas Moza Banco SA, do ramo de operações bancárias, Maeva Chiken Farm Lda, do ramo de processamento de frangos e produção de ração,  Passos de África Lda, vocacionada a área de organização de feiras, congressos e outros eventos similares: Pure Diet Moçambique SA, da indústria do açúcar, SDS Engenharia e Construção Lda, do ramo de construção civil, SMAC Business Consulting Lda, do ramo do comercio a grosso, de produtos alimentares, bebidas e tabaco; e Triana Business Solutions Lda do ramo das tecnologias de informação.

Ler mais

Cerca de 40 empresas, que operam em diversos ramos de actividade, receberam  em Maputo, certificados de qualidade, com base nas normas técnicas NM ISO 9001 (Sistemas de Gestão da Qualidade), NM ISO 14001 (Sistema de Gestão Ambiental), NM ISO 45001 (Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional) e NM ISO 22000 (Sistemas de Gestão da Segurança de Alimentos).

Ler mais

No âmbito da implementação do Acordo de Parceria Económica SADC - União Europeia (EU), o Ministério da Indústria e Comércio, através da Direcção Nacional do Comércio Externo em parceria com o projecto Promove Comércio, reuniram com pontos focais interministeriais envolvidos na implementação do Acordo. A capacitação tinha o objectivo de doptar os pontos focais dos ministérios de conhecimentos sobre os procementos e requisitos exigidos para exportar no mercado europeu para que cada sector conheça o seu papel nesse processo.

Ler mais