Indústria

Indústria

Moçambique é um País em processo de revitalização da sua indústria, apresentando índices de produção industrial consideráveis.

Apesar dos vários factores conjunturais nomeadamente, a subida dos preços dos combustíveis e queda do preço das exportações de matéria-prima,  que têm contribuído de forma não muito favorável ao desenvolvimento industrial, a produção da indústria manufactureira cresceu de 70.8 mil milhões de Meticais (2014) para 89.4 mil milhões (2018).

Anualmente a indústria cresceu 9.4% (2015), 6.4%(2016), 0.3% (2017) e 6.7% (2018). A indústria transformadora é o terceiro sector que mais contribuiu no PIB, com uma participação média de 9.0% de 2014 a 2016 e uma contribuição de 8.6% no primeiro semestre de 2017.

No presente Quinquénio foram licenciadas 902 indústrias que criaram cerca de 16.145 postos de trabalho, com destaque para as cimenteiras, moagem de cereais, que agregam  valor através do uso do calcário e cereais nacional.

O País tem registado um desenvolvimento e expansão do sector industrial, a destacar a entrada em funcionamento de empresas de grande e média dimensão (LIMAK - Maputo, Cimentos da Beira, Cimentos de Cabo Delgado, Cimentos Maiaia – Nacala, Coca-Cola (refrigerantes) - expansão, INALCA (processamento de carne) - Maputo; Pembe Mozambique (f. trigo), Martifer (estruturas metálicas) e Merec Nacala (f. trigo) em Nampula, G.S. Beverages (refrigerantes e água) - Zambézia, Grupo ETG (processamento de feijão boer e gergelim) em Nampula e Sofala, e Espiga D’ouro (Panificadora); Beleza (processamento de fibra sintética para obtenção de cabelos artificiais), Heineken (Cervejas) e Refinaria de Açúcar de Xinavane.