Maputo acolhe Fórum de Negócios Moçambique - Índia

Data: 15/09/2020
Maputo acolhe Fórum de Negócios Moçambique - Índia

Teve lugar recentemente, em Maputo, o Fórum virtual de Negócios Moçambique - Índia, organizado pela Confederação das Associações Económicas de Moçambique, CTA e Engineering Exports Promotion Council, EEPC - Índia. O evento tinha como objectivo, estabelecer parcerias entre empresas moçambicanas e indianas, com troca de experiências e oportunidades de negócios existentes nos dois países.

O evento que juntou empresários dos dois países, contou com a presença do Alto-comissário da Índia, Rajeev Kumar, da Vice-Ministra da Indústria e Comércio, Ludovina Bernardo, Director de Apoio ao Desenvolvimento do Sector Privado, Mateus Matusse, Director Nacional do Comércio Externo Claire Zimba, Director da APIEX. Agência para a Promoção de Investimento e Exportações, quadros da CTA, entre outros.

Falando na ocasião, a vice-ministra disse que o “Fórum de Negócios e investimentos Moçambique -Índia, constitui uma etapa significativa para o fortalecimento das relações económicas entre Moçambique e Índia, traduzidas pela relevância dos actores indianos, sejam eles públicos ou privados, que se envolvem cada vez mais em projectos moçambicanos, dentro de uma lógica de desenvolvimento sustentável, com ganhos mútuos”.

A dirigente disse ser expectativa do Governo que o Fórum contribua para acelerar ainda mais os investimentos indianos, garantindo de certa forma o equilíbrio da balança comercial em relação a produtos processados, transferência de tecnologia e aumento do emprego.

Por seu turno, o alto comissário da Índia apontou Moçambique como um parceiro estratégico, cuja localização geoestratégica, junto ao Oceano Índico, serve de janela para as exportações.

A Índia é um dos principais parceiros comerciais de Moçambique, tendo ocupado o segundo lugar em 2018, com um volume de comércio externo com Moçambique estimado em cerca de 1.882 milhões de Dólares, sendo que 76% do volume de comércio, entre os dois países, representa exportações de Moçambique para índia. Entretanto, Kumar incentivou a contra parte moçambicana a atrair mais investimento na indústria de processamento por forma a reduzir o nível de importação de matérias-primas.

O alto comissário da Índia anunciou igualmente, a isenção de vistos de trabalho e de taxas na exportação de produtos moçambicanos para Índia.

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), a Índia foi o segundo maior parceiro comercial de Moçambique, logo depois da África do Sul, tanto ao nível de importações como exportações no primeiro trimestre de 2020.