Lançamento do programa para apoiar a certificação de PME

Data: 16/09/2020
Lançamento do programa para apoiar a certificação de PME

O programa lançado recentemente resulta de uma parceria entre a Associação de Comércio, Indústria e Serviços (ACIS) e a empresa INSITE, com o objectivo de melhorar a qualidade dos serviços e produtos das empresas moçambicanas e assegurar maior competitividade destas no mercado.

A iniciativa vai abranger todos os sectores de actividade económica empresarial, permitindo que estes compreendam o processo de certificação e os fundamentos das normas internacionais relevantes para a qualificação de fornecedores.

Na ocasião, o Ministro da Indústria e Comércio, Carlos Mesquita, disse ser imprescindível a certificação das Pequenas e Médias Empresas moçambicanas (PME) para que possam atingir os padrões de qualidade requeridos no mercado internacional.

Referiu ainda que Moçambique precisa de agregar valor à vasta gama de produtos primários que produz e para o efeito, a industrialização do país é mais do que nunca, um imperativo nacional onde o sector privado é um actor preponderante e chave, cabendo ao governo aprovar políticas e regulamentos que melhorem cada vez mais o ambiente de negócios.

Por sua vez Luís Magaço, presidente do conselho de gerência da ACIS, em Maputo, disse que esta iniciativa visa apoiar a edificação de um sector empresarial mais produtivo e competitivo que contribua para o desenvolvimento socioeconómico do país. Considerou que o programa é ajustado às condições específicas das empresas nacionais e que com o apoio dos parceiros, numa primeira fase, vai se iniciar a capacitação de 300 empresas, em todo o território nacional.