Secretário Permanente na mesa redonda Moçambique-Países Baixos

Data: 18/05/2023
Secretário Permanente na mesa redonda Moçambique-Países Baixos

O Secretário Permanente no Ministério da Indústria e Comércio, Jorge Jairoce, participou, em Haiaa, Amsterdão, na mesa redonda com empresários e parceiros estratégicos da Invest International, Confederação das Indústrias e Empregadores dos Países Baixos, Câmara internacional de Comércio dos Países Baixos.

Na Mesa redonda, o Secretário Permanente convidou empresários dos países baixos a investir no agroprocessamento, indústria extractiva e transformadora, no âmbito do Programa Nacional Industrializar Moçambique da operacionalização do ZEPA- Zona Especial de Processamento Agroindustrial do Corredor de Desenvolvimento Integrado Pemba- Lichinga. O Secretário Permanente apontou ainda os sectores do turismo, corredores logísticos como áreas atractivas para o investimento.

A cerimónia de abertura do evento foi dirigida pela embaixadora moçambicana junto dos países baixos e União Europeia, Berta Cossa que enalteceu o papel de cooperação entre Moçambique e Países Baixos.

Por seu turno, o presidente da CTA, Agostinho Vuma disse que o nível de interação reforçou a necessidade de se continuar com acções concretas tendo destacado a necessidade de investimentos na gestão das águas através de construção de barragens, energias renováveis e agroprocessamento.

Paralelamente a mesa redonda, o Secretário Permanente participou igualmente no Fórum de negócios entre Moçambique e Países Baixos, onde foram apresentadas duas empresas dos Países Baixos já a operar em Moçambique como testemunho de Sucesso.