Primeira Conferência Nacional da Qualidade

Data: 15/11/2023
Primeira Conferência Nacional da Qualidade

Garantir qualidade dos bens e serviços produzidos e comercializados no nosso país constitui uma das prioridades do Governo. Esta informação foi revelada pelo Primeiro-Ministro, Adriano Maleiane, que falava a 13 de Novembro, na abertura da primeira Conferência Nacional da Qualidade, sob o lema "Cultura da Qualidade: Do Compromisso à Implementação.”

O dirigente informou ainda que o Governo tem vindo a reforçar e consolidar os mecanismos de certificação e gestão da qualidade dos produtos, processos e serviços, de modo a satisfazer o mercado nacional, que tem sido cada vez mais exigente.

O Primeiro-ministro afirmou que o Governo, nos últimos anos, tem apostado no reforço das capacidades institucionais do INNOQ, IP o que está a permitir que a instituição expanda e aumente substancialmente o nível de serviços que presta, com realce para calibrações, verificação de instrumentos de medição, elaboração de novos padrões técnicos e ensaios acreditados.

O Primeiro-Ministro mencionou que os serviços de certificação, acreditação, metrologia e normalização que o INNOQ presta estão a contribuir para que o sector empresarial, em particular as pequenas e médias empresas, melhore a sua capacidade produtiva, e assegurar que os produtos e serviços existentes no mercado interno estejam em conformidade com os padrões e requisitos de referência estabelecidos a nível nacional, regional e internacional.

Para o governante, a Primeira Conferência Nacional da Qualidade deve ser plataforma privilegiada para uma reflexão profunda em torno dos desafios, partilha de conhecimentos e experiências sobre as melhores práticas, processos e normas de gestão da qualidade.

O Presidente da Confederação das Associações Económicas de Moçambique, Agostinho Vuma, diz que a normalização e a certificação de produtos constituem ferramentas seguras para a credibilidade dos serviços prestados ao cidadão.

Já, o Embaixador da União Europeia em Moçambique, Antonino Maggiore, disse que a qualidade é um passaporte para o sucesso de qualquer negócio.

Durante dois dias, os participantes da Conferência Nacional da Qualidade identificaram e discutiram os desafios enfrentados pelas organizações em matérias relativas à qualidade e buscaram soluções colaborativas entre as partes interessadas.