MozParks e Kenmare dinamizam o Parque Industrial de Topuito

Data: 16/06/2023
MozParks e Kenmare dinamizam o Parque Industrial de Topuito

TOPUITO entra na história e mapa industrial do país, como o segundo parque industrial, edificado a partir de uma Acção combinada da Parceria Público-Privada. O Ministro da Indústria e Comércio, Silvino Moreno fez este pronunciamento na cerimónia de assinatura de Memorando Entre a MozParks Holding, representado por Onório Manuel, Director Geral e a Kenmare Moma Mining, representado por Gareth Clifton, no evento testemunhado pelo Ministro da Indústria e Comércio e Governador da Província de Nampula, Manuel Rodrigues.

De acordo com o Ministro, a assinatura do Memorando de Entendimento é também uma resposta concreta da MozParks ao compromisso assumido junto do Ministério, igualmente em sede de um Protocolo de parceria, celebrado em 2022.

ʺOs parques industriais fazem parte dos projectos - pilotosdo PRONAI, como plataforma de apoio ao rápido, integrado e sustentável desenvolvimento industrialʺ. Referiu o Ministro, acrescentando que ʺAcreditámos que a Província de Nampula como a maior estância de exportações do país em 2022, com este Parque Industrial integrado no ecossistema de um investimento estratégico que é o feito pela KenMare vai induzir o desenvolvimento das Micro, Pequenas e Médias Empresas, a elevação do Made In Mozambique e ser o eixo de penetração competitiva na Zona do Comércio Livre Continental Africano de que somos Estado Parte, desde Dezembro de 2022ʺ.

Por sua vez, o Governador da Província de Nampula, Manuel Rodrigues disse que a cerimónia de assinatura do memorando é um compromisso que na essência, visa contribuir para o crescimento da economia local e a melhoria do bem-estar, sobretudo da população da Província de Nampula.

No âmbito do Memorando, segundo o Governador, abrem-se oportunidades para a geração de mais empregos, mais apoio às pequenas e médias empresas, para além, de abrirem-se oportunidades para o desenvolvimento das comunidades locais.

ʺ Com o Parque Industrial de Topuito, estaremos a caminhar de forma célere para a implementação do Programa Industrializar, ao nível da nossa Província de Nampula, tendo em conta não só, o nosso potencial mineiro, como, o potencial agrário, turístico e pesqueiro contamos com iniciativas como esta, de estabelecimento de um parque industrial de Topuito e não sóʺ. Disse

Na mesma ocasião, o Governador de Nampula partilhou com os presentes na cerimoonia, que ʺcom a devida anuência da Assembleia Provincial, o Conselho Executivo Provincial constituiu a Empresa NACEPI Investimentos, como o seu “braço” empresarial para a viabilização das parcerias público-privadoʺ; visando responder as iniciativas de investimentos na Província em tempo útil e com a devida celeridade.

No decurso do evento, o director-geral da MozParks encorajou as Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPME) a juntarem-se ao projecto do Parque Industrial de Topuito, em Nampula, liderado pela multinacional Kenmare, a empresa que explora titânio no distrito de Larde.

AS MPME “devem criar parcerias sustentáveis no sector industrial devido à cadeia de valor onde estão envolvidas desde a produção à transformação, o que pode torná-las mais independentes na procura de oportunidades no âmbito de projectos-âncora”, assinalou.