Ministro visita fronteira de Machipanda

Data: 22/08/2023
Ministro visita fronteira de Machipanda

O Ministro da Industria e Comércio, Silvino Moreno efectuou uma visita de trabalho a fronteira de Machipanda, na Província de Manica. Trata-se da fronteira que liga por terra Moçambique com os países do interland, através do corredor da Beira.

A visita é no seguimento das acções da realização do Fórum de Negócios Zimbabwe/Moçambique, em Maio de 2023, naquele país vizinho, o qual os dois países acordaram na implementação da fronteira única e igualmente em resposta ao convite da Associação Comercial da Beira, para em conjunto se inteirarem do funcionamento, do nível de desempenho e dos principais constrangimentos no processo de manuseamento de cargas naquele posto transfronteiriço.

A fronteira de Machipanda, para além de Zimbabwe e outros países do interland, é bastante importante para o desenvolvimento do corredor da Beira. É neste contexto que a Associação Comercial da Beira, que reclama de excesso de burocracia e morosidade nos procedimentos na fronteira, sugere melhorias nos serviços migratório e aduaneiro, para permitir maior celeridade no trânsito de pessoas e mercadorias.

Segundo o Ministro da Indústria e Comércio, a preocupação não é apenas de Moçambique, Zimbabwe também está interessado, por isso o próximo passo será uma visita conjunta com as autoridades Zimbabueanas para harmonização de procedimentos e apresentar propostas de soluções.

Embora ainda sem datas para sua concretização, a implementação da fronteira única é uma realidade e esforços neste sentido estão a ser feitos envolvendo os dois governos. É uma medida que vai aliviar o sofrimento dos utentes da fronteira e acima de tudo, o desenvolvimento do corredor da Beira. Disse o Ministro.

A margem da visita, o Ministro da indústria e Comércio apresentou aos representantes dos Conselhos Empresariais das Províncias e Manica e Sofala, um grupo de investidores Chineses que vai instalar um Parque industrial no distrito de Dondo, Província de Sofala, na sequência da assinatura de um memorando de entendimento assinado com o Governo de Moçambique, através do Ministério da Indústria e Comércio. Trata-se de Eternal Tsingshan Group, de capital chines que vai igualmente estender o seu investimento para a implantação de um Porto seco, no Posto Administrativo de Machipanda com um investimento avaliado em cerca de USD 13 milhões de dólares a ser implantado num período de 18 meses.

O grupo opera na República do Zimbabwe, na área de mineração, sobretudo na produção de aço e níquel, cuja exportação é feita usando o Porto Sul Africano.

Segundo Zhe Jiang, representante do Grupo investidor, o Porto seco de Machipanda é um ganho para o grupo, uma vez que vai reduzir, tempo, distância e custos de manuseamento, usando o porto da Beira. O Porto seco de Machipanda vai manusear cerca de dois milhões de toneladas da sua carga, saindo de Zimbabwe para o Porto da Beira, um número que poderá crescer com o manuseamento de outras cargas.

A implantação da infraestrutura vai também reduzir as longas filas de trânsito rodoviário e aliviar o nível de congestionamento na fronteira de Machipanda.

Para o Ministro da indústria e comércio esta é uma iniciativa que vai impulsionar a actividade empresarial da região centro do país, tendo em conta a necessidade de escoamento de mercadorias do porto da Beira, para os países do interland como também vai criar mais postos de emprego e receitas para o país. Daí o apelo as autoridades locaias, as instituições públicas e ao empresariado a acarinharem o projecto.