Investimento Checo vai dinamizar projectos estruturantes do PRONAI.

Data: 26/04/2023
Investimento Checo vai dinamizar projectos estruturantes do PRONAI.

O Ministro da Indústria e comércio, Silvino Augusto José Moreno, disse ser de extrema importância o ʺenvolvimento da República Checa na realização de eventos de negócios como forma de impulsionar a economia dos dois países e parcerias empresariais, especialmente quando dinamizadas pelas Câmaras bilaterais de Comércioʺ.

O dirigente fez este pronunciamento na audiência que concedeu ao Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros da República Checa, em Pretória. Ainda na mesma ocasião, o Ministro da Indústria e comércio apresentou as principais áreas de interesse para o investimento nacional, nomeadamente, as prioridades acordadas entre o Governo e o Sector privado nacional ao abrigo do Pacote de Medidas de Aceleração Económica – PAE, que dentre outras acções, destaca-se a melhoria do ambiente de negócios através de reformas na Lei de investimentos, Lei de Trabalho, Código Comercial, Lei de Vistos (e-visa), Regulamento da Mera Declaração, a expansão do e-BAU, código do IVA, do IRPC, do Imposto de Consumo Específico e da Pauta Aduaneira.

No âmbito das oportunidades e pauta de interesse de Moçambique, fez menção a pertinência de cooperação e apoio com incidência na Promoção Económica, destacando a realização e participação mútua em eventos de negócio e investimentos temáticos para internacionalização da produção nacional e mobilização de investimentos, convidando-os para a mobilização de empresas expositoras para a FACIM 2023.

Ainda no âmbito da pauta de interesses do País, o Ministro referiu-se ao desenvolvimento industrial integrado tendo como base o Programa Nacional Industrializar Moçambique, que passa pela mobilização de investidores para operacionalização dos centros de consolidação e agro-processamento, vilas industriais e substituição de importações.

Na sua intervenção, o Secretário de Estado da República Checa, em Pretória disse que os dois países têm envidado esforços para aprofundar e consolidar as relações de amizade e de cooperação existentes. Disse ainda qua as relações históricas, de irmandade, solidariedade, amizade e cooperação entre os dois povos e países remontam desde o período pós independência. A República Checa é uma economia de mercado próspera que apresenta uma das maiores taxas de crescimento do PIB e os mais baixos níveis de desemprego da União Europeia, mas sua dependência das exportações torna o crescimento económico vulnerável a contrações na demanda externa. As exportações da República Checa representam cerca de 80% do PIB e consistem sobretudo de automóveis, a maior indústria do país.