Cooperação económica Moçambique e Reino da Arábia Saudita

Data: 17/05/2023
Cooperação económica Moçambique e Reino da Arábia Saudita

Uma missão Técnica Multisectorial, dirigida pela Vice-Ministra da Indústria e Comércio, Ludovina Bernardo, trabalhou recentemente em Riyadh, Reino da Arábia Saudita, no âmbito de acções de seguimento da visita de trabalho efectuada pelo Presidente da República de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi, em Março de 2023.

A Missão Técnica tinha a missão de consolidar as discussões técnicas sobre os Projectos propostos no âmbito dos encontros bilaterais realizados aquando da visita do Chefe do Estado àquele país; apresentar outros projectos sectoriais considerados estratégicos; identificar potenciais investidores e as respectivas formas de financiamento, bem como o reforço dos laços de cooperação económica entre os dois países.

Durante a estadia a Missão Técnica reuniu-se com diversas instituições públicas e privadas, designadamente, Ministério dos Investimentos, Fundo Saudita para Desenvolvimento, empresa gestora dos aeroportos, a petrolífera ARAMCO, as empresas SALIC - Saudi Agriculture and Livestock Investment Company e SABIC -Saudi Arabia’s Basic Industries Corporation, entre outras. Estão igualmente agendados encontros entre a Câmara de Comércio de Moçambique e sua congénere, a Federação das Câmaras de Comércio Saudita.

Integraram na Missão Técnica, quadros e representantes de instituições públicas dos sectores da indústria e comércio, economia e finanças, recursos minerais e energia, obras públicas, transportes e comunicações, saúde, pescas, trabalho e, bem assim, empresários de diversas áreas de actividade económica.