Presidente da República lança campanha de comercialização agrícola – 2024

Data: 16/04/2024
Presidente da República lança campanha de comercialização agrícola – 2024

O Presidente da República de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi procedeu no dia 12 de Abril, na localidade de Luelele, posto administrativo de Mandimba-Sede, Província de Niassa, ao Lançamento da Campanha de Comercialização Agrícola 2024.

“Pretendemos que neste acto os envolvidos em toda a cadeia sigam os procedimentos, nada de se inventar preços altos para roubar o cidadão ou baixos para os produtores.

Queremos que o trabalho seja feito com transparência, com justiça, para todos podermos ganhar. Alguns ganham produzindo, outros comprando e revendendo e outros ainda comprando para consumir” – disse o Presidente da República, no discurso que marcou o lancamento oficial da Campanha de comercialização.

Para a presente campanha de comercialização agrícola, o país prevê comprar cerca de 20 milhões de toneladas de produtos diversos, contra 17 milhões da campanha anterior.

Para Silvino Moreno, Ministro da Indústria e Comércio “Todos os actores e segmentos da cadeia de comercialização agrícola, com destaque para os produtores familiares, os intervenientes da comercialização agrícola, os transportadores, as unidades de armazenagem e agro-processamento, os industriais, reguladores e decisores, tem um papel crucial a desempenhar para a dinamização da produção e comercialização de produtos agrícolas”.

Por sua vez, a Governadora do Niassa, Elina Judite Massengele, disse que graças a iniciativas como estas, “é visível e evidente o crescimento e desenvolvimento econômico sustentável que Niassa regista quer em termos de pontes, estradas, linha ferroviária, hospitais, centros de saúde, hospitais, centros de saúde, escolas, energia, água potável e mesmo de saneamento básico para toda a população, pelo que ela agradece.”

É de referir que cerimónia central do Lançamento da Campanha de Comercialização Agrícola 2024, consistiu na exposição de produtos nacionais com a participação das províncias do Niassa, Nampula e Cabo Delgado, exposição de serviços de apoio à cadeia de comercialização agrícola, para além da realização do VI Fórum Nacional de Comercialização Agrícola.