DPIC Cabo Delgado

Localização e caracterização da Província de Cabo Delgado

A província de Cabo Delgado situa-se a norte do País, a sua capital é a cidade de Pemba sendo limitada a norte pelo rio Rovuma, fronteira com a República Unida da Tanzânia, a sul pelo rio Lúrio, separando a da província de Nampula, a oeste pelos rios Lugenda, Luambeze, Ruaça e Mewo, que separam da província de Niassa, e a leste pelo Oceano Índico, banhando uma extensão de 425 Kms em linha recta.

A província de Cabo Delgado, com uma superfície total de cerca de 82.625 kms², incluindo, 4.758 kms² de águas interiores, situa-se no extremo nordeste do País, entre as latitudes de 10º29´ e 14º01´ sul e as longitudes de 35º58´ e 40º35´ leste, tendo os seguintes limites geográficos. Geograficamente, a província de Cabo Delgado, é caracterizada pelas seguintes regiões:

Possui 1.632.809 habitantes e uma densidade populacional de 20 habitantes/km² Os principais rios: Rovuma, Lúrio, Lugenda, Montepuez, Megaruma e Messalo; lagoas: Bilibiza, Chai, Nangade e N’guri e Barragens Nguri e Chipembe com um grande potencial para irrigação agrícola. Principais culturas agrícolas (milho, algodão, castanha de cajú, gergelim, mandioca, amendoim e arroz).

A província possui uma grande diversidade de ecossistema propícia à abundância de fauna bravia, podendo ser observados elefantes, leões, leopardos, búfalos, zebras, cudos, elands e pivas.

POCA PROVÍNCIA DE CABO DELGADO

Baixar POCA

Ler mais