DPIC Manica

Localização e caracterização da Província de Manica

A província de Manica está localizada na região centro de Moçambique. A sua capital é a cidade de Chimoio, a cerca de 1100 km a norte de Maputo, a capital nacional, e a cerca de 200 km a oeste da costeira cidade da Beira.Com uma área de 62 272 km², esta província está dividida em 12 distritos e possui, desde 2013, 5 municípios, nomeadamente, Catandica, Chimoio, Gondola, Manica e Sussundenga. É na província de Manica que se encontra ponto mais alto de Moçambique, o Monte Binga, com uma altitude a rondar os 2436 m.

A província de Manica está dividida em 12 distritos, os 9 já existentes quando foi realizado o censo de 2007, mais o distrito do Chimoio, estabelecido em 2013 para administrar as competências do governo central, e que coincide territorialmente com o município do mesmo nome, e os novos distritos de Macate e Vanduzi.

Potencial Agro-Ecológico

A província de Manica apresenta grande potencial agro-ecológico com clima, solos e relevo favoráveis à produção agro-pecuária e florestal, com destaque para cereais, gado bovino, espécies florestais nativas e exóticas. Igualmente a Província dispõe de potencialidades hidrográficas, e é rica em recursos minerais nomeadamente, ouro, bauxite, turmalinas, material de construção e águas minerais.

POCA PROVÍNCIA DE MANICA

BAIXAR POCA

Ler mais