DPIC Nampula

Localização e caracterização da Província de Nampula

A Província de Nampula está situada a Nordeste do país, apresenta uma surpreendente paisagem de florestas de moinho que alternam enormes cumes rochosos, com uma Densidade populacional: 3065 mil habitantes, e uma superfície de 81.606km2.

Os Principais produções são caju, sisal, algodão, tabaco, copra, milho, amendoim, arroz e minerais como: ouro, ferro, o quatzo, e alguns tipos de pedras preciosas e semi-preciosas. É limitada a Norte pelas províncias de Cabo Delgado e Niassa e a Sul fica a província da Zambézia. A Leste fica o Oceano Indico.

Apresenta um Clima como de qualquer região, e nesta província predomina um clima tropical húmido com temperaturas médias anuais entre 24 a 26 graus com uma floresta aberta de moinho.

A Província de Nampula está dividida em 23 distritos, (Angoche, Eráti, Lalaua, Malema, Meconta, Mecuburi, Memba, Mongicual, Mogovolas, Moma, Monapo, Mossuril, Muecate, Murrupula, Nacala-a-Velha, Nacala-Porto, Nacarôa, Ribáuè, Ilha de Moçambique, Larde, Líupo Rapale e Nampula Cidade.

De salientar que, a Província enfrenta desafios de comercialização dos excedentes agrícolas.

Sendo assim, é pertinente a conjugação integrada de acções com vista a minimizar este constrangimento, para o desenvolvimento rural inclusivo e efectivo que traduz na melhoria de vida da população.

POCA Província de Nampula 2018

BAIXAR POCA

Ler mais