Moçambique fortalece cooperação bilateral com Alemanha e Egipto

Data: 07/02/2024
Moçambique fortalece cooperação bilateral com Alemanha e Egipto

Com o objectivo de promover o fortalecimento das relações de cooperação bilateral com a Alemanha e com Egipto, o ministro Silvino Moreno, recebeu em audiência, os embaixadores recentemente indicados para a representação diplomática de Moçambique nestes países, Elias Zimba e Sérgio Caba respectivamente.

Durante as audiências com os Embaixadores, o Ministro da Indústria e Comércio falou das áreas de investimento que o país tem no sector da indústria e comércio e das relações comerciais que Moçambique mantem com os países em referência. Fez saber que, apesar das relações comerciais que o país tem com ambos, é necessário reforçar parcerias, sobretudo fazendo a promoção do programa Industrializar Moçambique.

Neste contexto, desafiou os diplomatas a buscar investimentos para Moçambique, nos sectores que os países têm maior experiência, como é o caso da indústria de fertilizantes e conteúdo local no Egipto. Na Alemanha, o dirigente desafiou ao actual embaixador a atrair investimento no ramo de energias renováveis e projectos em crescimento, em Nacala.  

O Ministro recomendou a partilha de informação sobre a entrada de Moçambique no acordo da Zona do Comércio Livre Continental Africana (AfCFTA), o que lhe confere o acesso a vários outros mercados do continente. Na mesma ocasião falou da Balança comercial que o país mantém em relação aos dois países, tendo dito que é preciso imprimir uma dinâmica para melhorar a situação, que pode ser através da exportação dos nossos produtos agrícolas.