MOÇAMBIQUE PARTICIPA NA 13a CONFERÊNCIA MINISTERIAL DA OMC

Data: 27/02/2024
MOÇAMBIQUE PARTICIPA NA 13a CONFERÊNCIA MINISTERIAL DA OMC

Moçambique participa de 26 a 29 de Fevereiro de 2024, da 13ª Conferência Ministerial da Organização Mundial do Comércio (MC13), em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos, através de uma delegação multissetorial chefiada pelo Ministro da Indústria e Comércio, Silvino Augusto José Moreno, que integra quadros do MIC, MMAIP, MCTES, Consulado de Moçambique em Dubai, Emabaixada de Moçambique em Abu Dhabi e a Missão Permanente de Moçambique em Genebra.

 Uma reunião com a junta dos Estados Membros, líderes do setor privado, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil permitem que a comunidade global trabalhe em conjunto para promover um sistema comercial mais eficiente, sustentável e inclusivo.

A 13ª Conferência Ministerial, é presidida pelo Ministro de Estado e do Comércio Externo dos Emirados Árabes Unidos, Thani bin Ahmed Al Zeyoudi, coadjuvado pelos 2 Vice-Presidentes, Todd McClay, Ministro do Comércio e das Exportações da Nova Zelândia e Luc Magloire Mbarga Atangana , Ministro do Comércio dos Camarões, respectivamente.

O MC13 foi antecedido de eventos paralelos, e pretende entre outras questões, abordar as reformas na OMC, a segunda ronda das negociações do Acordo sobre Subsídios a várias Pescas; Agricultura, Segurança Alimentar e Desenvolvimento, bem como avaliar a implementação das decisões saídas do MC12, realizada em 2022, em Genebra.

A participação de Moçambique nesta 13a Conferência Ministerial da OMC é importante também pelo facto deste ano, estar em curso o processo de revisão da Política Comercial, que vai ser instaurado na OMC, em Julho.

Para além da defesa dos interesses do País, o evento servirá ainda para encontros bilaterais com Ministros Homólogos realizados.

Criada em 1995, uma supervisão da OMC sobre as regras do comércio internacional. A Conferência Ministerial Bianual é o principal fórum de tomada de decisões, reunindo ministros e altos funcionários de todos os Estados membros para rever e atualizar as regulamentações que moldam o cenário do comércio global.