MIC e UNIDO assinam Memorando de Entendimento

Data: 07/03/2024
MIC e UNIDO assinam Memorando de Entendimento

O Ministério da Indústria e Comércio e a Agência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial - UNIDO, assinaram no dia 6 de Março, um Memorando de Entendimento para a viabilização do "Projecto de Melhoria do Desenvolvimento Inclusivo e Sustentável das Cadeias de Valor Agrícola" (MAIS VALOR II), financiado pelos fundos do Governo da República de Itália, através da Agência Italiana de Cooperação para o Desenvolvimento (AICS).

O objectivo principal do Memorando de Entendimento é permitir a troca de informação e coordenação na realização de actividades de monitoria conjunta na implementação das actividades do Projecto supracitado. Trata-se de um projecto que visa impulsionar o sector agrícola nas províncias de Manica e Cabo Delgado, buscando melhorar as cadeias de valor do café do Ibo em Cabo Delgado, fruticultura e café em Manica.

Na ocasião, o Secretario Permanente do Ministério da Indústria e Comércio, Jorge Jairoce, disse que o Projecto tem como objectivo, apoiar os esforços do Governo de Moçambique, na transformação estrutural do desenvolvimento da agroindústria e das cadeias de valor agro-industriais, nas províncias de Cabo Delgado e Manica num período de Três anos. Referiu ainda, que o projecto irá focar-se na promoção do valor acrescentado de produtos agrícolas e na melhoria do desempenho do agro-processamento de frutas, vegetais, café e cereais.

O representante da UNIDO, Jaime Comiche esclareceu que o projecto ʺMais Valor Iʺ foi implementado em coordenação com o Ministério da Agricultura, sendo que para a fase II, a UNIDO conta com a coordenação do Ministério da Indústria e Comércio, visando acrescentar valor ao projecto com a componente do agro processamento, Disse que será igualmente incorporada ao projecto, a componente de capacitação aos pequenos e médios empreendedores da cadeia do agro processamento, proporcionando assim a criação de postos de trabalho, particularmente para mulheres e jovens. 

Orçado em Quatro Milhões de Euros, o Projecto de Melhoria do Desenvolvimento Inclusivo e Sustentável das Cadeias de Valor Agrícola (Mais Valor II) será implementado pela UNIDO em Moçambique.