Vice-Ministro dos Negócios estrangeiros da Rússia visita MIC

Data: 19/11/2021
Vice-Ministro dos Negócios estrangeiros da Rússia visita MIC

No âmbito das relações de cooperação entre a Rússia e Moçambique, o Ministro da Indústria e Comércio, Carlos Mesquita recebeu em audiência, o Vice Ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Mikhail Bogdanov, que é igualmente representante especial do Presidente da Rússia para o Médio Oriente e África.

No encontro, o Ministro  fez apresentação das oportunidades e pautas de interesse de Moçambique, tendo destacado a internacionalização da produção nacional e mobilização de investimentos, melhoria da balança comercial, trocas comerciais, desenvolvimento das PME e desenvolvimento industrial integrado, tendo com base o programa Nacional Industrializar Moçambique, onde convidou a Rússia para ser parceiro âncora na implementação deste programa.

Por seu turno,  o Diplomata Russo manifestou a pretensão de estabelecer a cooperação bilateral com Moçambique, nas áreas da economia e comércio, entre outras de interesse mútuo. Informou igualmente sobre a candidatura depositada pelo seu país para acolher a Expo Mundial 2030, que será designada Expo Moscovo - 2030. De referir que são cinco países que apresentaram candidaturas concorrentes para organizar a Expo Mundial 2030, nomeadamente: Rússia (em Moscou), República da Coreia (em Busan), Itália (em Roma),Ucrânia (em Odesa) e o Reino da Arábia Saudita (em Riade). O país anfitrião da World Expo 2030 será eleito em 2023 pelos Estados Membros do Bareau Internacional dos Expositores (BIE), reunidos em uma Assembleia Geral, com base no princípio de um país, um voto. Actualmente, 170 países são membros do BIE, incluindo Moçambique.