Vice-Ministra recebe em audiência representante do Banco Mundial

Data: 02/12/2021
Vice-Ministra recebe em audiência representante do Banco Mundial

No âmbito da preparação da reestruturação da parceria com Moçambique, em vários sectores económicos a Vice-Ministra da Indústria e Comércio, Ludovina Bernardo recebeu em Audiência, o Director Regional do Banco Mundial para África Oriental e Austral, Asad Alam, responsável pelas áreas da prática Global de Crescimento equitativo, finanças e instituições que engloba as áreas de Macroeconomia, Finanças, Competitividade e Inovação, Governança e Pobreza e Equidade.

O encontro tinha como objectivo discutir com o governo de Moçambique e ou partes interessadas do sector privado e da sociedade civil, o processo de desenvolvimento económico do país, a consolidação fiscal e a gestão de finanças públicas, os processos de governação, descentralização e os mecanismos de redução da pobreza.

Na ocasião, a Vice- Ministra disse que é importante o apoio do Banco Mundial no âmbito da melhoria de ambiente de negócios para expansão de alguns serviços em benefício à população e para que se cumpra o Plano Quinquenal do Governo. Dentre a expansão dos serviços está a expansão do E ‘Bau que está a realizar muitas reformas e modernizar os procedimentos. A governante referiu ainda que o governo reduziu as importações e privilegia a exportação para melhorar a balança comercial. O Governo lançou recentemente o Programa Industrializar Moçambique - PRONAI e gostava de contar com o apoio do Banco Mundial para a Assistência Técnica e fortalecer a competitividade do sector privado.

Por sua vez, o Banco Mundial mencionou que tem na área do Comércio, indústria um bom histórico e mesmo com a pandemia foi possível criar um ambiente de negócio para continuar com a execução das actividades. Referiu que é importante o estado prestar serviços mas também encontrar aspectos que vão conseguir resolver as inquietações tanto do sector privado assim como do público. Em relação ao PRONAI mostrou-se aberto a apoiar a parte técnica tendo na ocasião sugerido ao Ministério a aproveitar aquilo que já está sendo feito e incluir no programa.