Técnicos do MIC Formados em gestão de arquivos

Data: 10/03/2021
Técnicos do MIC Formados em gestão de arquivos

No âmbito da Estratégia Global da Reforma do Sector Público, aprovada pelo Governo e de acordo com a necessidade de reorganização e normação da Área de Documentação, Registo e Arquivo do Estado, realizou-se uma capacitação aos membros da Comissão de Avaliação de Documentos (CAD), do Ministério da Indústria e Comércio (MIC), em gestão de arquivos. A capacitação contou com a colaboração do Ministério da Administração Estatal e Função Publica - MAEFP.

A Capacitação visa qualificar os profissionais na gestão eficiente dos arquivos, demonstrando as vantagens da organização arquivística e o seu papel estratégico na melhoria da qualidade dos serviços prestados pela instituição.

Na abertura da sessão, o Secretário Permanente do Ministério da Indústria e Comércio, Jorge Jairoce, apelou aos formandos a tirar maior proveito da capacitação de forma a saber como classificar um documento, ter domínio da lei do acesso a informação, aprovada pela Lei n.º 34/2014 de 31 de Dezembro. Disse ainda que o que se pretende é ter um ministério que não tenha crise de informação, uma vez que a má gestão de informação pode desorganizar uma instituição.

Recordar que o Sistema Nacional de Arquivos do Estado – SNAE, aprovado pelo Decreto número 84/2018, de 26 de Dezembro, tem como finalidade, facilitar o acesso às informações, garantindo a transparência administrativa ao mesmo tempo em que são resguardadas as informações sigilosas e preservada a memória organizacional.