Quadros do MIC desafiados a apresentar resultados do Pronai

Data: 01/07/2022
Quadros do MIC desafiados a apresentar resultados do Pronai

Ministério da Indústria e Comércio - MIC, está em Conselho Coordenador a desenhar bases para operacionalizar o Programa “Industrializar Moçambique,” lançado no ano passado pelo Presidente da Republica, Filipe Nyusi, na província de Manica. O Conselho Coordenador decorre no distrito de Nacala-a-Velha, em Nampula, sob o lema “Industrializar Moçambique: Criando bases para a Industrialização de Moçambique”, desde o dia 29 de Junho do ano em curso e termina hoje, dia 1 de Julho. 

A reunião de entre várias matérias discutiu o balanço intermédio do Programa Quinquenal do Governo (2020-2024); proposta do comércio interno e externo; prestação de serviços das instituições tuteladas, como são os casos da propriedade industrial, apoio ao sector privado, normalização e qualidade, MPMES e Inspecção das actividades económicas; melhoria do ambiente de negócio; Plano Economico Social e Orçamento do Estado- PESOE; papel dos governos provinciais na implementação do PRONAI.

Falando no acto de abertura do evento, o Ministro da Indústria e Comércio, Silvino Moreno, afirmou ser intenção do seu executivo a melhoria do ambiente de negócio em Moçambique e expansão da rede industrial em todo território nacional. Segundo o Ministro, o programa “Industrializar Moçambique” vem dinamizar a visão do Governo, no processo de desenvolvimento integrado e sustentável.

Para Moreno, o sector que dirige contribui para o aumento do Produto Interno Bruto (PIB) no país, dai que juntar na mesma sala quadros para avaliar o desempenho e desenhar estratégias para o crescimento económico e social, constitui uma das prioridades para Moçambique.  

Na mesma ocasião, o Governador da Província de Nampula, Manuel Rodrigues disse que a realização do XX Conselho Coordenador do MIC em Nampula deve servir de um instrumento e plataforma catalisadora de acolhimento dos investimentos na província, tendo apontado o privilégio de ocupar o segundo lugar com o maior parque industrial no país, ocupando a quarta posição na produção, e comercialização agrícola, depois de Zambézia, Niassa e Tete.

O governador disse igualmente, que a província se destaca no agro-processamento e está na dianteira em termos de desburocratização e celeridade no atendimento aos empresários.