Nampula acolhe a Feira Agro-Industrial e de Serviços

Data: 03/09/2020
Nampula acolhe a Feira Agro-Industrial e de Serviços

A Província de Nampula acolheu a Feira e o Fórum Agro-industrial e de Serviços edição 2020. O evento contou com a presença do Chefe de Estado, Filipe Jacinto Nyusi, e juntou dentre vários participantes, expositores, empresários e intervenientes da cadeia de valor da comercialização agrícola, que actuam não só em Nampula, mas também outros pontos do País.

No seu discurso, o Presidente da República, referiu que Moçambique conheceu um crescimento significativo no que tange a industrialização, tendo destacado o crescimento da Indústria transformadora como sendo a que mais notabilizou-se nos últimos anos, pese embora a prevalência de certos desafios.

O Estadista moçambicano, acrescentou ainda que os empresários industriais precisam 

de ser mais criativos, produzindo produtos 100% nacionais e não apegar-se reproduzir modelos, por exemplo de embalagens copiados de outros países.

O melhoramento da renda familiar, através da produção de Culturas de rendimento e de qualidade, melhoria do ambiente do negócio, o combate a corrupção e o contínuo cumprimento das medidas de prevenção à Covid-19, foram recomendações deixadas ao governo de Nampula, durante a realização do Fórum.

De referir que no Fórum, Nyusi, testemunhou a entrega de insígnias, aos melhores participantes da cadeia de Valor de Comercialização, como é o caso de selo Made in Mozambique, cheques da linha de crédito LCCA da parceria Gapi, sociedade de investimentos e  Instituto de Cereais de Moçambique, BNI, fundo do governo de reforço as pequenas e médias empresas, num valor que varia entre 1 milhão à 18 milhões de Meticais, incluindo a entrega de balanças comerciais aos intervenientes da cadeia de valor.

Recorde -se que, em Nampula, para além de participar da feira e do Fórum, Filipe Nyusi, inaugurou infra-estruturas sociais, como é ocaso da estrada Nampula- 

Nametil, mercado do peixe em Mogincual, pequeno sistema de abastecimento de água em Liupo e uma fábrica de processamento da castanha de Caju, no distrito de Monapo.