Ministro da Industria e Comércio efectua visitas de trabalho às províncias da região norte do país

Data: 18/05/2020
Ministro da Industria e Comércio efectua visitas de trabalho às províncias da região norte do país

O Ministro da Industria e Comércio, Carlos Mesquita efectua visitas de trabalho às províncias da região norte do país e Zambézia, para  monitória das acções do sector que dirige e igualmente a avaliação do cumprimento das medidas de prevenção do COVID-19, no âmbito do Decreto Presidencial 11/2020 que declara o estado de emrgência em todo o país.

Na província de Cabo Delgado, Mesquita deslocou-se aos distritos de Mueda, Nanjua e Ancuabe onde visitou o complexo de silos, uma indústria de produção de cimento respectivamente e uma empresa de produção de frango e ovos na cidade de Pemba.

Em Mueda, além de visitar os estabelecimentos comerciais, o governante manteve encontros separados com  agentes económicos e os órgãos  locais, o que culminou com a entrega de um túnel para pulverização,montado no centro da vila e a entrega de insumos agrícolas avaliados em cerca de 570 mil meticais, produtos de higienização avaliados em cerca de dois milhões de meticais, fruto de apoio deparceiros.

Falando na ocasião em representação do Conselho empresarial do distrito de Mueda, Mamudo Irache disse que com a queda da ponte sobre o rio Montepuez em Dezembro último e chuvas intensas que cairam durante o período de Outubro de 2019 a abril de 2020, aliadas ao surgimento da pandemia do COVID-19, o comércio em Mueda ficou seriamente afectado mas com a resposta imediata que o Governo deu, o sector começa a revitalizar-se.

Segundo Mesquita, Mueda é um dos distritos que se encontra numa situação de isolamento parcial, face  a tensão que se vive na província de Cabo Delgado em resultado das acções dos terroristas, por isso mereceu a nossa especial atenção nesta visita.

´´Na busca de soluções para mitigar o sofrimento da população nesta zona, o Governo tomou medidas para garantir o abastecimento de produtos essenciais usando como alternativa a via Montepuez, Mueda.

Hoje durante a nossa visita aos estabelecimentos comercias,constatamos um semblante de esperança por parte dos agentes económicos e da população. E isso tem a ver com o nível de investimento que está a correr no sector comercial na mobilização de stocks de diversas mercadorias e o movimento comercial que tem vindo a acontecer face a reabertura das operações dos bancos  comerciais.``acrescentou o Ministro.

No último dia de visita a província de Cabo Delgado, Carlos Mesquita interagiu com o Conselho Empresarial Provincial,que para além de abordar o assunto sobre as medidas  de mitigação do COVID-19 para minimizar os impactos e assegurar o funcionamento das empresas,apelou a classe empresarial, a reforçar as medidas de prevenção e o combate da pandemia.