MIC quer potenciar empreendedorismo juvenil

Data: 27/07/2020
MIC quer potenciar empreendedorismo juvenil

A Vice Ministra da Indústria e Comércio, Ludovina Bernardo, dirigiu a reunião de apresentação do Projecto “Moçambique: Desenvolvimento e Empoderamento para Jovens”, uma iniciativa do Ministério da Indústria e Comércio (MIC), a ser operacionalizada pelo Instituto para a Promoção das Pequenas e Médias Empresas, Instituto Público, IPEME, IP.

O projecto tem em vista potenciar e profissionalizar jovens a desenvolver o empreendedorismo e o emprego decente através de capacitações em matérias de literacia de negócios, tecnológica, mercado e financeira, de modo a induzir o aparecimento de iniciativas empreendedoras e ou ideias de negócio inovadoras sustentáveis e com potencial de crescimento no País.

A ser financiado pelo Banco Mundial, o projecto conta com a parceria operacional e Co-autoria da Secretaria de Estado da Juventude e Emprego.

De salientar que a promoção de emprego e o empoderamento económico dos jovens constitui um dos principais objetivos do Governo e encontra-se assente em vários instrumentos legais e normativos nacionais, com destaque para a política do emprego e o respectivo plano de implementação.

Recorde-se que em 2019, o Conselho de Ministros anunciou, na sua 3ª sessão ordinária, o desembolso de fundos pelo Banco Mundial, para apoiar Projectos de Desenvolvimento e Empoderamento da Juventude (2019-2024) em Moçambique, um documento que se enquadra no Plano Quinquenal do Governo 2015-2019, na Política Nacional de Emprego, bem como na Política da Juventude.

A reunião contou com a participação do Secretário do Estado da Juventude e Emprego, Oswaldo Petersburgo,