MIC avalia desempenho da INAE

Data: 24/06/2022
MIC avalia desempenho da INAE

O Ministro da Indústria e Comércio, Silvino Moreno, reuniu-se com os delegados provinciais da Inspecção Nacional das Actividades Económicas - INAE, com objectivo de avaliar o desempenho da instituição a nível nacional, bem como reflectir sobre os desafios do sector face a conjuntura actual que o mundo e o país em particular atravessa – marcado pelo aumento dos preços de produtos de primeira necessidade, por outro lado, um fenómeno considerado como resultado de oportunismo de alguns comerciantes.

Na ocasião o ministro disse que a INAE é o que é hoje em grande parte, fruto do caminho percorrido desde a sua criação, à medida que a instituição foi avançando na sua trajetória, fortaleceu-se e consolidou-se.

No entanto “Sucede que, de algum tempo a esta parte, têm sido reportados, de forma recorrente, casos de corrupção, na instituição em que V. Excias são dirigentes. Assim, torna-se imperioso que se instituam mecanismos internos para a sua prevenção e combate, pois esta prática tende a deitar abaixo os êxitos granjeados pela INAE”, explicou o ministro da Indústria e Comércio, Silvino Moreno.

O governante lembrou ainda que cabe à INAE “a responsabilidade pela manutenção de um bom ambiente de negócios. A existência de fiscalizadores corruptos pode propiciar o abandono de investidores no país, e, por conseguinte, dificultar o crescimento da economia nacional. Por isso, queremos encorajá-los a combater a corrupção”.