Lançamento oficial do Projecto Promove Comércio

Data: 05/04/2021
Lançamento oficial do Projecto Promove Comércio

O Ministério da Indústria e Comércio (MIC) e a União Europeia, lançaram recentemente, em Maputo, o projecto “Promove Comércio”, que marca o arranque oficial da Implementação do Projecto no País. A iniciativa tem o objectivo de melhorar o ambiente de negócios, comércio e criar competitvidade para as exportações em Moçambique, para um maior acesso aos mercados, particularmente o da União europeia.

Do conjunto dos objectivos a alcançar com o projecto, constam ainda a modelação contextual e estrutural do selo Made in Mozambique, o potenciamento da melhoria da qualidade, certificação e imagem da produção nacional, bem como a consolidação do apoio estratégico à modernização das Micro, Pequenas e Médias Empresas. Daí o envolvimento dos sectores como INNOQ, IPEME, APIEX, ao nível do MIC. Por parte do sector privado, estão envolvidas agremiações como AIMO - Associação Industrial de Moçambique, ACIS – Associação de Comércio, Indústria & Serviços, APME -Associação de Pequenas e Médias Empresas de Moçambique.

Na sua intervenção, a vice-ministra da Indústria e Comércio, Ludovina Bernardo, reforçou a pertinência do desenvolvimento do capital humano e institucionalização do quadro integrado de medidas de salvaguardas para o estímulo da produção nacional “Queremos promover o fortalecimento do sector privado nacional e local. Sabemos e acreditamos que este projecto pode ser um dos catalisadores para a nossa aspiração operacional de valorizar e consumir a produção nacional, diversificar as exportações e impulsionar o investimento", frisou. De acordo com a governante, constitui expectativa do Governo moçambicano, através deste projecto, diversificar a economia nacional e a base logística no contexto do programa de Industrialização e agronegócios.

Por sua vez, o embaixador da União Europeia em Moçambique, António Sánchez-Benedito Gaspar disse que o bloco económico está ciente de que a localização geostratégica de Moçambique permite tirar proveito das vantagens que a globalização oferece no sector do comércio. Moçambique“ Tem uma localização geográfica estratégica, uma população jovem, com enorme potencial, e recursos. Nós também queremos contribuir para o processo de crescimento económico deste país, criando emprego para a população, através do reforço da competitividade comercial”, afirmou o diplomata, que recorrendo ao provérbio africano "Se quer ir rápido, vá sozinho. Se quer ir longe, vá acompanhado", António Sánchez-Benedito Gaspar, destacou que “queremos ir longe, mas também ir rápido, porque o país não pode esperar, sendo importante avançar com urgência nas questões de qualidade e na diversificação da capacidade exportadora do país, e para isso temos a melhor equipa e parceiros”.

Financiado pela União Europeia em Moçambique e implantado pela UNIDO, em estreita colaboração com o Governo de Moçambique, o projecto, visa igualmente, apoiar a implementação do Acordo de Parceria Económica (APE) e do Acordo de Facilitação do Comércio (AFC) da Organização Mundial de Comércio (OMC).