Lançamento da plataforma “Access 2 Markets” da Comissão Europeia

Data: 26/02/2021
Lançamento da plataforma “Access 2 Markets” da Comissão Europeia

No âmbito das acções com vista a promoção do comércio externo e maximização das oportunidades existentes no acesso aos mercados, foi lançada a nova plataforma online “Access 2 Markets” da União Europeia, EU. O acto teve lugar no decurso da realização do Webinar sobre a dinâmica das exportações para União Europeia, mesmo em tempo de COVID-19. 

O portal constitui o ponto de acesso único para informações práticas sobre trocas comerciais entre os países da União Europeia e os seus parceiros comerciais, onde Moçambique é signatário. O Access 2 Markets contém todo tipo de informação sobre direitos, mecanismos para exportar produtos da EU e para mais de 120 outros mercados em países fora da EU; Como importar mercadorias para a EU, de qualquer país do mundo; Comércio dentro da EU e Benefícios dos acordos comerciais da EU com mais de 70 países.

A ferramenta de pesquisa intitulada My Trade Assistance está disponível e pode ser acedida na página inicial. Fornece informações específicas por produtos, abrangendo Direitos aduaneiros; Impostos Nacionais; Regras de origem; Procedimentos alfandegários; Formalidades de Importação e requisitos específicos ao produto; Barreiras comerciais; Fluxos comerciais e estatísticas.

A plataforma combina a base de dados de acesso a mercados com o serviço de assistência comercial da União Europeia, de forma a criar uma só ferramenta para a internacionalização de empresas. Dispõe igualmente de um dispositivo de auto-avaliação denominado ROSA, que tem como intuito, auxiliar aos usuários a determinar a conformidade dos produtos com foco nas regras de origem, bem como de um mecanismo de reclamação, fornecendo formulários online para reportar barreiras comerciais.