LANÇAMENTO DA CAMPANHA 2021 E III FÓRUM DE COMERCIALIZAÇÃO AGRÍCOLA

Data: 12/04/2021
LANÇAMENTO DA CAMPANHA 2021 E III FÓRUM DE COMERCIALIZAÇÃO AGRÍCOLA

Maputo, 12 de Abril de 2021: O Ministério da Indústria e Comércio realiza, no dia 16 de Abril (sexta-feira), em Chonguene, Província de Gaza, as Cerimónias centrais de Lançamento da Campanha de Comercialização Agrícola 2021 e o III Fórum Nacional de Comercialização Agrícola, sob o lema “Comercialização Agrícola Dinamizadora do Agro-negócio e Industrialização”.

O evento que será replicado em todo o país, tem como objectivo, exortar os produtores e intervenientes no processo de comercialização, para o início da campanha de comercialização agrícola 2021, e divulgar em linhas gerais, as acções de intervenção dos agentes económicos na cadeia de valor da comercialização agrícola, com a finalidade de garantir a absorção de todo excedente e melhorar a coordenação entre os produtores e intervenientes da cadeia de valor produtiva e comercial.

O evento será realizado num modelo híbrido: Virtual e presencial, com a participação de expositores para a feira agro industrial e de serviços e intervenientes da cadeia de produção e comercialização agrícola.

A cerimónia compreenderá três momentos distintos: Exposição de produtos locais, incluindo fortificados e serviços de apoio à cadeia de comercialização e produção; Lançamento da Campanha de Comercialização Agrícola 2021, que consistirá na premiação dos intervenientes que mais se destacaram na campanha de comercialização agrícola 2020; e por fim, a realização do III Fórum Nacional de Comercialização Agrícola, que consistirá no diálogo com  intervenientes da cadeia de produção, comercialização, processamento, distribuição, consumo e exportação dos produtos nacionais, com vista a identificar constrangimentos e oportunidades no processo, e ainda sessões de debates em plenária decorrente das apresentações dos temas.

A Comercialização agrícola desempenha um papel importante na economia nacional, constituindo uma das principais fontes de rendimento das populações, sobretudo das zonas rurais e um mecanismo de ligação entre as zonas de produção e os centros de consumo, bem assim um instrumento indutor para o aumento da produção e produtividade agrícola. DCI