“Industrialização integrada: alinhamento estratégico e operacional”

Data: 15/04/2021
“Industrialização integrada: alinhamento estratégico e operacional”

Maputo, 29 de Março de 2021: O Ministério da Indústria e Comércio realiza no próximo dia 19 de Abril de 2021, às 08:45h, no Auditório do AFECC GLÓRIA HOTEL, na cidade de Maputo, o Seminário Económico “Industrialização integrada: alinhamento estratégico e operacional”.

No âmbito do processo que a instituição está a empreender, de estruturação de uma nova abordagem de desenvolvimento industrial e comercial integrado de Moçambique, este evento terá como propósito recolher contributos e, em simultâneo, sensibilizar os Agentes Económicos, incluindo Instituições nacionais e internacionais, para uma reflexão objectiva, tendo em vista a definição de uma estratégica de industrialização em que uma grande maioria se possa reconhecer, num processo que permitirá melhorar a operacionalização de novos investimentos.

O evento compreenderá três momentos principais:

-Sessão de Abertura: será convidado a intervir um Representante do Sector Privado, Sua Excelência Ministro da Indústria e Comércio, e Sua Excelência o Primeiro-ministro.

-Sessões Temáticas: serão realizadas duas sessões, que começam com intervenções de Membros do Governo e Dirigentes, seguindo-se um debate em Mesa Redonda, com o envolvimento de Dirigentes Públicos e Empresários de diferentes Províncias, permitindo que a audiência percecione constrangimentos e casos de sucesso numa óptica nacional.

-Sessão de Encerramento: Sua Excelência Ministro da Indústria e Comércio procede ao encerramento com uma intervenção sobre o processo de industrialização de Moçambique.

As Sessões Temáticas estarão centradas nos temas da “Melhoria da articulação entre vários sectores e níveis de decisão”, “Capacitação de recursos humanos”, “Melhoramento das infra-estruturas de energia e de transporte”, e “Mobilização estrutural de financiamento privado”.

Assim, sob coordenação do Ministério da Indústria e Comércio, o Governo pretende consensualizar e harmonizar o papel dos vários sectores, público e privado, relativamente ao relançamento industrial de Moçambique.

Num momento muito importante, em que o País se debate para conter a pandemia, para manter as empresas em funcionamento, os postos de trabalho, a renda das famílias, todos são chamados a contribuir na dinamização económica do País.

Serão disponibilizadas informações adicionais no website e nas redes sociais do MIC. Para mais informações contacte: 820640527