INNOQ celebra Dia Mundial da Normalização

Data: 18/10/2022
INNOQ celebra Dia Mundial da Normalização

O Ministério da Indústria e Comércio, através do Instituto Nacional de Normalização e Qualidade-I INNOQ, em parceria com o Projecto Promove Comércio, realizou em Maputo, o seminário alusivo à celebração do Dia Mundial da Normalização, que este ano se celebra sob o lema "Uma visão partilhada para um mundo melhor".

Na abertura do evento o Secretário Permanente, Jorge Jairoce falou da importância da Normalização em diferentes sectores do País, o que influencia na eliminação de Barreiras Técnicas ao Comércio, para evitar a existência de regulamentos conflituantes sobre produtos e serviços em diferentes países, facilitando, assim, o intercâmbio comercial. Ainda na sua intervenção, o Secretario Permanente lembrou aos participantes que o sucesso da implementação do PRONAI, depende da coordenação entre o sector público (Governo, ao nível central, provincial e distrital) com o sector privado, sendo que a adopção do programa exigirá reformas profundas visando a melhoria do ambiente de negócios, inclusão de empresas nacionais nos negócios industriais e capacitação dos sectores público e privado e exigirá igualmente, das pequenas e médias empresas um esforço adicional para obterem a certificação dos seus produtos ou dos seus serviços.

Por outro lado, o representante da Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA), Fernando Couto afirmou que o número de empresas nacionais que aderiram a normalização encontra-se num nível reduzido por falta de informação das normas e sobre a sua importância, sendo que apenas 5% das empresas aderiram ao processo. A CTA lançou um desafio ao INNOQ para o alargamento da melhoria dos serviços as empresa incluindo nas províncias. 

O evento contou com a entrega de certificados a 29 empresas nas normas técnicas NM ISO 9001 (Sistema de Gestão de Qualidade); NM ISO 14001 (Sistema de Gestão Ambiental); NM ISO 45001 (Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional) e NM ISO 22000 (Sistema de Gestão de Segurança de Alimentos).