INNOQ celebra Dia Mundial da Metrologia

Data: 24/05/2022
INNOQ celebra Dia Mundial da Metrologia

O Ministério da Indústria e Comércio através do Instituto Nacional da Normalização e Qualidade – INNOQ, realizou no dia 20 de Maio corrente, um seminário alusivo ao Dia Mundial da Metrologia, que decorreu sob o lema “Metrologia na era digital”. O INNOQ é a instituição que no país assegura as competências do Estado em matérias de rigor nas medições e fiabilidade dos instrumentos de medição em uso na indústria e em laboratórios de ensaios.

Na ocasião Silvino Moreno, Ministro da Indústria e Comércio, disse que a instituição deve assegurar que os seus serviços de calibração e verificação de instrumentos de medição, bem como da fiscalização de produtos pré-medidos, estejam mais próximos das indústrias, dos laboratórios e do consumidor em geral.

Referiu ainda que a descoberta de recursos naturais no nosso país e no mundo, potencia o desenvolvimento da indústria com novas tecnologias, colocando-nos perante um desafio para a sustentabilidade sócio-económica e ao mesmo tempo viável para o nosso planeta terra.

Segundo o ministro é necessário que a metrologia acompanhe o desenvolvimento e procure novas alternativas de técnicas digitais, através da sua capacidade de medição e garantia da respectiva rastreabilidade de medições, para que tanto a indústria como os laboratórios de ensaios não sejam prejudicados por qualquer acto de medição.

Por sua vez, Veerle Smet, representante da União Europeia disse que o sistema metrológico é um pilar importante para assegurar a promoção e o desenvolvimento do comércio, da tecnologia e das descobertas competitivas na economia mundial e na ciência.

Esclareceu que as definições por exemplo de peso, medida são os mesmos a nível mundial. Um Quilograma de açúcar ou sal é igual em qualquer parte do mundo. As medições precisas ajudam não só a redução dos custos de produção e dos resíduos, mas também ao contínuo melhoramento da qualidade e da concepção dos produtos, permitindo o cumprimento dos requisitos legislativos e apoiam a equidade no comércio, proteção dos consumidores, segurança e saúde dos cidadãos, a qualidade de vida e preservação do meio ambiente.