Fórum de negócios e investimentos Moçambique-Índia

Data: 23/12/2020
Fórum de negócios e investimentos Moçambique-Índia

Realizou-se recentemente, em Maputo, um Fórum de negócios e investimentos sob o lema Fomentando laços empresariais no sector químico entre Moçambique e Índia. O fórum tinha com objectivo de promover negócios e investimentos nos sectores das indústrias de cosméticos, químicos básicos e sua cadeia de valores.

A abertura do evento foi feita pelo ministro da Indústria e Comércio, Carlos Mesquita que na ocasião exortou o conselho de promoção de exportações da Índia a desenvolver e incrementar os seus investimentos na área da indústria química e toda sua cadeia de valor. O ministro disse que uma forte implantação de indústria química em Moçambique, especificamente voltada para a produção de adubos e fertilizantes, pode resultar em consideráveis benefícios para a agricultura moçambicana, assegurando maior produtividade das terras férteis e imensamente aráveis.

Por sua vez o Alto-Comissário da Índia e Moçambique, Rajeev Kumar apontou Moçambique como um parceiro estratégico e importante. Fez saber que o investimento indiano em Moçambique ultrapassa sete biliões de dólares norte-americanos, o que representa 25 por cento do investimento total da India no continente africano. Referir ainda que o seu país tem uma exposição de desenvolvimento em forma de linhas de crédito concessionais de mais de 772,44 milhões de dólares americanos nas áreas de impacto público como energia, estradas, parque informático e tecnológico, abastecimento de água entre outras e ofereceu doações de milhões de dólares para ajudar Moçambique no processamento do caju e algodão.

A Índia tem sido um dos principais parceiros comerciais de Moçambique, tendo ocupado o segundo lugar em 2018, com um volume de comércio externo com Moçambique estimado em cerca de 1.882 milhões de dólares, sendo que 76% do volume de comércio, entre os dois países, representa exportações de Moçambique para índia.