Estadistas Moçambicano e Malawiano defendem incremento de investimentos entre os dois países

Data: 26/04/2022
Estadistas Moçambicano e Malawiano defendem incremento de investimentos entre os dois países

Os empresários nacionais e Malawianos devem aproveitar no máximo as oportunidades existentes nos dois países para o estreitamento das relações económicas comerciais para o desenvolvimento da região. O Presidente da República, Filipe Nyusi, fez este apelo no discurso de abertura do Fórum de Negócios Moçambique-Malawi, sob o lema “Desenvolver através de Investimentos, Industrialização e Exportação” no recinto da FACIM, em Ricatla, Distrito de Marracuene, Província de Maputo.

No evento que contou com a participação de cerca de 300 empresários de ambos países e representantes de algumas instituições públicas e privadas, o Chefe de Estado convidou os empresários dos dois países para explorar as oportunidades de negócios por forma a impulsionar as sua economias marcando a presença massiva na edição da Feira Internacional de Maputo (FACIM), a decorrer em Agosto próximo.

De igual modo, o Presidente do Malawi, Lázarus Chakwera afirmou que deve haver “ um incremento de investimentos entre o Moçambique e seu país, para o benefício das populações dos dois países”, optimizando as suas potencialidades económicas.

Chakwera destacou, igualmente, a importância dos portos nacionais para a importação e exportação de mercadorias, pois acredita que o fórum criou condições para a efectiva cooperação entre o sector privado dos dois países. O Presidente do Malawi disse ainda que a criação de condições para o desenvolvimento de negócios, é base para o crescimento da economia da região da SADC.

Malawi investe cerca de 300 milhões de dólares na exportação e importação de produtos diversos através dos portos da Beira e Nacala, o que segundo o Presidente do Malawi, cria uma oportunidade para os homens de negócios reforçar os laços comerciais.

Durante o Fórum, foram apresentados temas referente ao Quadro legal de Moçambique para Investimento e Oportunidades de Negócios; como Fazer negócios em Moçambique e sobre Agro-negócio em Moçambique, onde foram matérias de debate, dentre outras, o Direito de Uso e Aproveitamento da Terra, licenciamento de actividades económicas, incentivos fiscais, reformas para a melhoria do ambiente de negócios e acesso ao financiamento. 

Por seu turno, a representação Malawiana fez Apresentação sobre Oportunidades de Negócios e Investimentos naquele País. O tema sobre como Investir em Moçambique e no Malawi, foi apresentado pelas Câmaras do Comércio de ambos países.