Encerramento da capacitação dos jovens empreendedores em Manica

Data: 21/12/2021
Encerramento da capacitação dos jovens empreendedores em Manica

O Ministro da Indústria e Comércio, Carlos Mesquita, dirigiu na cidade de Chimoio, Província de Manica, a Cerimónia de Encerramento do Programa de Capacitação dos Jovens Empreendedores na Incubadora de Empresas de Manica.

Trata-se de dois grupos que cumpriram o período de Incubação naquela instituição, em matérias relacionadas com Agro-processamento, Planificação e Gestão de Negócios, Propriedade Intelectual, Marketing, Operações e Manutenção de Equipamentos.

O primeiro grupo dos formandos, íntegra 19 jovens de todos os distritos da Província de Manica, que actuam no sector de Agro-processamento selecionados de um total de 117 candidatos, através de um Diagnóstico Micro Pequenas e Médias Empresas - MPME, que cumpriram um período de incubação de 4 meses.

O Segundo grupo inclui 18 Jovens dos distritos de norte da província de Cabo Delgado nomeadamente, Macomia, Quissanga, Palma e Mocímboa da Praia. Com esta acção, o Ministério da Indústria e Comércio, através do IPEME, IP procura responder a necessidade de desenvolvimento de habilidades para o restabelecimento das actividades económicas de modo a restaurar e melhorar as condições de vida das famílias daquela região assolada pela insurgência armada.

Na ocasião o Ministro da Indústria e Comércio disse que a Incubadora visa responder e ajustar-se à uma das prioridades de desenvolvimento industrial previstas na Política e Estratégia Industrial (aprovada pelo Governo em 2016), designadamente, a transformação agro-alimentar e metalomecânica.

Referiu ainda que é prioridade do governo reverter a situação relativa a balança comercial, reduzir as importações e aumentar as exportações, isso só é possível com um sector industrial capacitado.

A Incubadora enquadra-se na iniciativa “Um Distrito, Uma Pequena Indústria”, é uma plataforma de promoção, formação, assistência de micro e pequenos negócios, intermediação e demonstração tecnológica. Visa transformar e adicionar valor à produção local, através de jovens no âmbito da industrialização rural, e pretende ainda apoiar e transformar ideias em negócios locais sustentáveis e de impacto, gerando emprego e dinamizando“ o Programa Made in Mozambique!”. O empreendimento foi inaugurado em Abril de 2020.