Distinguidos melhores intervenientes da campanha de comercialização agrícola 2020

Data: 29/04/2021
Distinguidos melhores intervenientes da campanha de comercialização agrícola 2020

O Primeiro-Ministro de Moçambique, Carlos Agostinho do Rosário, orientou, recentemente, a cerimónia de premiação a melhores intervenientes que mais se destacaram na campanha de comercialização agrícola 2020. O acto teve lugar na Província de Gaza, Distrito de Chongoene, durante a realização da Feira Agro-Industrial e de Serviços e do III Fórum Nacional da Comercialização Agrícola 2021, que decorreu sob o lema: “Comercialização Agrícola Dinamizadora do Agro-negócio e Industrialização”.

O evento tinha como objectivo, exortar para o início da campanha de comercialização agrícola 2021 e divulgar as acções de intervenção dos agentes económicos na cadeia de valor da comercialização agrícola com a finalidade de assegurar a absorção de todo o excedente agrícola.

Foram premiados três intervenientes através da entrega simbólica de 3 cheques no valor que varia entre cinco milhões a um milhão e quinhentos mil meticais para o financiamento da actividade de comercialização agrícola, no âmbito do Fundo Rotativo para a Comercialização Agrícola (FRCA).

Após a entrega dos prémios, o Primeiro-ministro exortou aos produtores, comerciantes, sector financeiro e demais intervenientes, a tudo fazer para garantir que nenhum excedente fique nas mãos dos produtores. Referiu que para complementar as acções desenvolvidas pelos produtores e intervenientes na comercialização, o Governo continuará a adoptar reformas e a implementar acções para dinamizar a comercialização agrícola. Parte das acções vai incidir na intervenção do Instituto de Cereais e da Bolsa de Mercadorias de Moçambique, através da Linha Especial de Financiamento, denominado Fundo Rotativo da Comercialização Agrícola, disponibilizado através de instituições bancárias. O fundo Rotativo permite aos produtores e intervenientes da comercialização agrícola a terem acesso ao financiamento em condições favoráveis.

Para garantir maior rotatividade e que mais intervenientes beneficiem do Fundo Rotativo, o dirigente disse ser necessário que todos os fundos concedidos sejam devolvidos no final de cada ciclo de produção e comercialização. Disse ainda que a par das acções, o Governo irá alargar a experiência dos leilões, bem como publicitar a nova plataforma electrónica de intermediação agrícola.

Fez saber igualmente que o Governo está a investir na melhoria das vias de acesso com vista a facilitar o escoamento dos excedentes agrícolas dos centros de produção para os mercados e as indústrias de processamento, bem como reduzir os custos de transação dos produtos agrícolas.

Referir que o Plano Operacional da Comercialização Agrícola 2021, para o exercício económico de 2021, prevê comercializar 16.247.407 toneladas de produtos diversos, correspondente a um crescimento de 9,3% em relação ao ano de 2020. O consumo destes produtos será assegurado pelos intervenientes de maior expressão, grandes indústrias, sector familiar e uma parte pelas exportações.