Dia Mundial da Metrologia

Data: 20/05/2020
Dia Mundial da Metrologia

celebra-se o Dia Mundial da Metrologia. A data é celebrada, anualmente, para assinalar a passagem de mais um aniversário da assinatura da Convenção do Metro, ocorrida a 20 de Maio de 1875 e que levou à criação do  Bureau Internacional de Pesos e Medidas (BIPM).

Esta Convenção estabelece o quadro para a colaboração global na ciência da medição e na sua aplicação industrial, comercial e social. O objectivo original da Convenção do Metro é a uniformidade mundial nas medições e esta continua tão importante hoje como era em 1875.

Este ano, o lema definido para a celebração da efeméride, pelo Bureau Internacional de Pesos e Medidas (BIPM) em coordenação com a Organização Internacional de Metrologia Legal (OIML), é “Medições Para o Comércio Global.”

Este lema foi escolhido para criar consciência do importante papel que a medição desempenha na facilitação do comércio global justo, garantindo que os bens e produtos atendam aos padrões e regulamentos internacionalmente aceites, e satisfazem as expectativas de qualidade para o cliente.

As medições para o comércio global associa a metrologia à economia mundial reforçando o papel crucial que a confiança na qualidade das medições e avaliação da conformidade nas transações comerciais tem na economia mundial, mesmo que muitas vezes de forma não explicita.

Em Moçambique, o INNOQ através do Laboratório Nacional de Metrologia promove permanentemente a ciência da medição, validando novas técnicas de medição, garantindo e assegurando a comparabilidade e rastreabilidade dos resultados.